O marketing viral como estratégia publicitária nas novas ambiências midiáticas

Autores

  • Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello UFSM
  • Cristiane Cleveston de Oliveira

Palavras-chave:

Ambiência midiática. Redes digitais. Marketing viral.

Resumo

A digitalização das mídias é um processo responsável pela formação de uma nova ambiência midiática. Nesse panorama, os indivíduos que antes eram considerados receptores no processo da comunicação ganharam um novo papel, também como emissores de mensagens midiáticas. Mudaram, assim, sua percepção em relação aos conteúdos veiculados nas mídias tradicionais e aos anúncios publicitários feitos nos moldes anteriores. Profissionais de publicidade passaram a dirigir suas criações a um consumidor cada vez mais participante do ambiente digital e buscam novas abordagens para atrair sua atenção. Por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, buscamos verificar como a estratégia do marketing viral atua nas redes digitais na tentativa de conquistar esses novos consumidores. A análise do vídeo viral Evolution, da marca Dove, fez-nos concluir que esta pode ser uma estratégia muito bem recebida pelos internautas, cujos impactos podem ir além do ambiente online.

 

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Biografia do Autor

Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, UFSM

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora associada e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Cristiane Cleveston de Oliveira

Bacharel em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

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Publicado

2010-07-20

Como Citar

BARICHELLO, E. M. M. da R.; OLIVEIRA, C. C. de. O marketing viral como estratégia publicitária nas novas ambiências midiáticas. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 29–44, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/12939. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo