Interdisciplinaridade na Social Web
uma contribuição das mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245284.119426Palavras-chave:
interdisciplinaridade, Social Web, mídias sociais, interaçãoResumo
Neste trabalho discutem-se alguns tópicos fundantes do pensamento interdisciplinar além de apresentar duas teorias elementares, a saber: a teoria geral de sistemas e a teoria cibernética de segunda ordem. Tal recorte teórico teve o propósito de explanar de forma resumida sobre os principais tópicos fundantes da interdisciplinaridade para aclarar a importância tanto do pensamento quanto da atitude holística da humanidade. Posteriormente foi realizada a discussão relativa às mídias sociais disponibilizadas atualmente. Os pesquisadores explanaram acerca do potencial de colaboração, interação, socialização e compartilhamento de dados, informações e conhecimentos via aparatos tecnológicos. Objetivando apresentar as similitudes das duas áreas, esta pesquisa bibliográfica assumiu um caráter teórico, de abordagem qualitativa e exploratória, que apontou no sentido do entendimento das mídias atuais como aplicações práticas do pensamento sistêmico e interdisciplinar. Tópicos como a interação, a retroação, a homeostasia e a equifinalidade foram observados dentro do recorte apresentado, o que leva à conclusão da pertença das mídias sociais dentro do espectro interdisciplinar. Os princípios trazidos por Bertalanffy e Foerster estão presentes na dinâmica da Web 2.0 e podem ser claramente observados nas mídias sociais. Tais recursos são vislumbrados, ainda, como mediadores de ecossistemas específicos e potenciais arenas para criação, organização e compartilhamento de informações e conhecimentos; a colaboração e a interação, são peças fundamentais no que tange à vivência de uma comunidade para criar um contexto favorável à partilha e criação de novas informações e conhecimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.