ETNIA E EMPRESA: UMA RELAÇÃO A SER REPENSADA

Autores

  • Claudete Oliveira UFRGS

Palavras-chave:

Etnia, Engajamento, Motivação, Organização

Resumo

: O maior desafio das empresas é o de obter do empregado um nível satisfatório de engajamento. Inúmeras políticas de motivação são implementadas ao longo do ano e consomem um considerável volume de recursos financeiros, porém nem sempre atingem os resultados planejados. A fim de discutir as referências simbólicas dos indivíduos e a importância de suas atribuições nas decisões que norteiam o cotidiano do trabalhador, propôs-se operar com os conceitos de engajamento e de motivação, esclarecendo a confusão teórica entre as designações de raça e de etnia. Nossos estudos fundamentaram-se nas ciências que têm como foco o homem constituído culturalmente. Os contornos mais amplos embasam-se nos pressupostos de que o pertencimento étnico é determinante em muitas de nossas decisões e, com isso, procurou-se uma estratégia que facilitasse os planejamentos de gestão de pessoa, tendo como pano de fundo as referências étnico-culturais, assim como a transformação de uma cultura organizacional que poderá desencadear um processo de engajamento do trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudete Oliveira, UFRGS

Graduada em História, especialista em Gestão Pública e Mestre em Educação, professora das redes Municipal e Estadual e da pós-graduação doIERGS.

Downloads

Publicado

2010-06-09

Como Citar

OLIVEIRA, C. ETNIA E EMPRESA: UMA RELAÇÃO A SER REPENSADA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 10, n. 17, p. 71–78, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11883. Acesso em: 28 mar. 2024.