ETNIA E EMPRESA: UMA RELAÇÃO A SER REPENSADA
Palavras-chave:
Etnia, Engajamento, Motivação, OrganizaçãoResumo
: O maior desafio das empresas é o de obter do empregado um nível satisfatório de engajamento. Inúmeras políticas de motivação são implementadas ao longo do ano e consomem um considerável volume de recursos financeiros, porém nem sempre atingem os resultados planejados. A fim de discutir as referências simbólicas dos indivíduos e a importância de suas atribuições nas decisões que norteiam o cotidiano do trabalhador, propôs-se operar com os conceitos de engajamento e de motivação, esclarecendo a confusão teórica entre as designações de raça e de etnia. Nossos estudos fundamentaram-se nas ciências que têm como foco o homem constituído culturalmente. Os contornos mais amplos embasam-se nos pressupostos de que o pertencimento étnico é determinante em muitas de nossas decisões e, com isso, procurou-se uma estratégia que facilitasse os planejamentos de gestão de pessoa, tendo como pano de fundo as referências étnico-culturais, assim como a transformação de uma cultura organizacional que poderá desencadear um processo de engajamento do trabalhador.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.