ETNIA E EMPRESA: UMA RELAÇÃO A SER REPENSADA
Palavras-chave:
Etnia, Engajamento, Motivação, OrganizaçãoResumo
: O maior desafio das empresas é o de obter do empregado um nível satisfatório de engajamento. Inúmeras políticas de motivação são implementadas ao longo do ano e consomem um considerável volume de recursos financeiros, porém nem sempre atingem os resultados planejados. A fim de discutir as referências simbólicas dos indivíduos e a importância de suas atribuições nas decisões que norteiam o cotidiano do trabalhador, propôs-se operar com os conceitos de engajamento e de motivação, esclarecendo a confusão teórica entre as designações de raça e de etnia. Nossos estudos fundamentaram-se nas ciências que têm como foco o homem constituído culturalmente. Os contornos mais amplos embasam-se nos pressupostos de que o pertencimento étnico é determinante em muitas de nossas decisões e, com isso, procurou-se uma estratégia que facilitasse os planejamentos de gestão de pessoa, tendo como pano de fundo as referências étnico-culturais, assim como a transformação de uma cultura organizacional que poderá desencadear um processo de engajamento do trabalhador.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-06-09
Como Citar
OLIVEIRA, C. ETNIA E EMPRESA: UMA RELAÇÃO A SER REPENSADA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 10, n. 17, p. 71–78, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11883. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos