ESPIRITUALIDADE E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UMA ANÁLISE COM CONTADORES

Autores

  • Cristiane Krüger UFSM/Professora Adjunta
  • Aline Lanza Cherobini UFSM/Curso de Ciências Contábeis
  • Vitória Drescher UFSM/Curso de Ciências Contábeis
  • Luana Rauber Selli UFSM/Curso de Ciências Contábeis

Resumo

Neste estudo analisou-se a relação entre espiritualidade e engajamento no trabalho em contadores. O embasamento teórico concentra-se no binômio de engajamento no trabalho e espiritualidade. A metodologia é quantitativa, descritiva e de levantamento. A coleta dos dados é fundamentada nas escalas de Engajamento no Trabalho de Vazquez et al. (2015), Experiências Espirituais Diárias de Kimura et al. (2012) e Espiritualidade de Chaves et al. (2010). Os dados foram obtidos por meio de questionário com 162 contadores brasileiros. A análise dos dados compreendeu estatísticas descritivas, confiabilidade e correlação. Os resultados revelaram que os contadores vivenciam constantemente experiências diárias de espiritualidade e podem ser considerados altamente espiritualizados. Da mesma forma, os profissionais apresentam elevados níveis de absorção, dedicação e vigor, evidenciando que se encontram altamente engajados. A correlação demonstrou associações positivas entre as dimensões de engajamento e os constructos de experiências espirituais e espiritualidade, demonstrando que contadores mais espirituais tendem a ser mais engajados no trabalho. Esta pesquisa supre uma lacuna na área comportamental contábil, auxiliando no entendimento acerca do comportamento dos contadores, demonstrando a importância do lado espiritual para um maior engajamento nesses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Krüger, UFSM/Professora Adjunta

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/UFSM), na Linha de Pesquisa em Controladoria. Doutora e Mestra em Administração pela UFSM, respectivamente em 2017 e 2019. Especialista em Gestão Pública e em Contabilidade, Perícia e Auditoria (2015). Bacharel em Ciências Contábeis pela URCAMP (2013) e Graduada no Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional - PEG (2015). Áreas de interesses são Contabilidade Comportamental, Empreendedorismo Contábil, Tecnologia e Contabilidade Rural. Líder do Grupo de Pesquisa em Contabilidade, Tecnologia e Gestão (CTG). 

Aline Lanza Cherobini, UFSM/Curso de Ciências Contábeis

Bacharel em Ciências Contábeis.

Vitória Drescher, UFSM/Curso de Ciências Contábeis

Bacharel em Ciências Contábeis

Luana Rauber Selli, UFSM/Curso de Ciências Contábeis

Graduanda em Ciências Contábeis

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

KRÜGER, C.; LANZA CHEROBINI, A. .; DRESCHER, V. .; RAUBER SELLI, L. ESPIRITUALIDADE E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: UMA ANÁLISE COM CONTADORES. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 23, n. 53, p. 82–99, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/127713. Acesso em: 29 mar. 2024.