RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA
Palavras-chave:
Responsabilidade Financeira, Educação Financeira, Alfabetização Financeira, Inadimplência, Classe C Brasileira.Resumo
Neste artigo tem-se o objetivo geral de analisar a existência de uma relação entre os constructos da alfabetização e educação financeira - o conhecimento financeiro, comportamento financeiro e a atitude financeira - com propensão à inadimplência, junto à classe C brasileira. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma triangulação, com coleta de dados qualitativa, através de entrevistas individuais, e quantitativas, com uma survey, com consumidores da classe C. Dentre os principais resultados tem-se que a menor propensão à inadimplência dos consumidores de classe C está relacionada à capacidade dos mesmos não tomarem dinheiro emprestado com conhecidos e também com o seu nível de conhecimento financeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.