RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA

Autores

  • Frederike Monika Budiner Mette Pós-Doutorado pelo PPGA da ESPM/SP, Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
  • Tamila Araldi Graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Liliane Antunes Rohde Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Palavras-chave:

Responsabilidade Financeira, Educação Financeira, Alfabetização Financeira, Inadimplência, Classe C Brasileira.

Resumo

Neste artigo tem-se o objetivo geral de analisar a existência de uma relação entre os constructos da alfabetização e educação financeira - o conhecimento financeiro, comportamento financeiro e a atitude financeira - com propensão à inadimplência, junto à classe C brasileira. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma triangulação, com coleta de dados qualitativa, através de entrevistas individuais, e quantitativas, com uma survey, com consumidores da classe C. Dentre os principais resultados tem-se que a menor propensão à inadimplência dos consumidores de classe C está relacionada à capacidade dos mesmos não tomarem dinheiro emprestado com conhecidos e também com o seu nível de conhecimento financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-13

Como Citar

METTE, F. M. B.; ARALDI, T.; ROHDE, L. A. RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 18, n. 40, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94380. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos