INSERÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA PESQUISA CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUL DO BRASIL
Palavras-chave:
Graduação, Artigos científicos, Leitura, Elaboração, PublicaçãoResumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a inserção dos graduandos em Ciências Contábeis das universidades federais da região sul do Brasil na prática da pesquisa científica no que diz respeito à leitura, elaboração e publicação de artigos científicos. Em relação à natureza, este estudo é descritivo e possui abordagem qualitativa. Para alcançar o objetivo, foi elaborado um questionário com 16 questões e enviado aos alunos que cursam Ciências Contábeis nas seis universidades federais do sul do Brasil que oferecem esse curso. Ao todo, 262 alunos responderam o questionário. Verificou-se, com base nas respostas, que a maioria (225 alunos) já realizou a leitura de pelo menos um artigo científico e que a motivação para essa leitura se deu pela necessidade de elaborar trabalhos e pela exigência de alguma disciplina. Referente à elaboração de artigo, 120 alunos afirmaram já ter escrito pelo menos um artigo científico, sendo que a maioria desses textos foi elaborada por exigência de alguma disciplina. Ainda referente à elaboração, os alunos apontam como dificuldade na realização a falta de tempo e a dificuldade na coleta de dados. Por fim, quanto à publicação, verificou-se que, dos 120 alunos que elaboraram artigos, apenas 50 submeteram para algum evento e/ou periódico. Desses alunos, 40 alunos publicaram pelo menos um dos artigos elaborados. Conclui-se, portanto, que, apesar de os alunos lerem artigos científicos, devem ser mais incentivados a redigi-los e publicá-los. Assim, além de proporcionar benefícios aos alunos, contribui também para a sociedade, através da disseminação de novos conhecimentos adquiridos com a pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.