INSERÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA PESQUISA CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Letícia Meurer Krüger Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Mara Iesbik Valmorbida Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ernesto Fernando Rodrigues Vicente Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Graduação, Artigos científicos, Leitura, Elaboração, Publicação

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar a inserção dos graduandos em Ciências Contábeis das universidades federais da região sul do Brasil na prática da pesquisa científica no que diz respeito à leitura, elaboração e publicação de artigos científicos. Em relação à natureza, este estudo é descritivo e possui abordagem qualitativa. Para alcançar o objetivo, foi elaborado um questionário com 16 questões e enviado aos alunos que cursam Ciências Contábeis nas seis universidades federais do sul do Brasil que oferecem esse curso. Ao todo, 262 alunos responderam o questionário. Verificou-se, com base nas respostas, que a maioria (225 alunos) já realizou a leitura de pelo menos um artigo científico e que a motivação para essa leitura se deu pela necessidade de elaborar trabalhos e pela exigência de alguma disciplina. Referente à elaboração de artigo, 120 alunos afirmaram já ter escrito pelo menos um artigo científico, sendo que a maioria desses textos foi elaborada por exigência de alguma disciplina. Ainda referente à elaboração, os alunos apontam como dificuldade na realização a falta de tempo e a dificuldade na coleta de dados. Por fim, quanto à publicação, verificou-se que, dos 120 alunos que elaboraram artigos, apenas 50 submeteram para algum evento e/ou periódico. Desses alunos, 40 alunos publicaram pelo menos um dos artigos elaborados. Conclui-se, portanto, que, apesar de os alunos lerem artigos científicos, devem ser mais incentivados a redigi-los e publicá-los. Assim, além de proporcionar benefícios aos alunos, contribui também para a sociedade, através da disseminação de novos conhecimentos adquiridos com a pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Meurer Krüger, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade

Sandra Mara Iesbik Valmorbida, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade

Leonardo Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade

Ernesto Fernando Rodrigues Vicente, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

KRÜGER, L. M.; VALMORBIDA, S. M. I.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; VICENTE, E. F. R. INSERÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA PESQUISA CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUL DO BRASIL. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 13, n. 24, p. 51–63, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/31747. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos