ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA EVIDENCIAÇÃO DA NATUREZA E EXTENSÃO DOS RISCOS DECORRENTES DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS NAS NOTAS EXPLICATIVAS DE EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
Palavras-chave:
Evidenciação, Risco, Instrumentos financeirosResumo
O propósito desta pesquisa é analisar o nível de evidenciação da natureza e extensão dos riscos decorrentes dos instrumentos financeiros nas Notas Explicativas (NE) de empresas listadas na BM&FBOVESPA que fazem parte do setor de produção industrial, com um total de 31 empresas. Em relação à justificativa pela escolha do tema, destaca-se o valor que a informação pode custar à empresa e o impacto que esta pode obter de retorno, fatores importantes na decisão da divulgação de forma espontânea. A plataforma teórica utilizada como embasamento deste estudo versa sobre a teoria da evidenciação, com aspectos de interesse para divulgação de informações ao ambiente externo às organizações. Complementarmente, foi abordado o entendimento sobre a gestão de risco, que destacou a tipificação de risco, determinada pelo CPC no. 40/09, relativo à sua evidenciação. A pesquisa classifica-se como descritiva, documental e quantitativa, com a utilização da técnica de análise multivariada, denominada de análise de componentes principais (ACP) para análise dos dados. Os resultados apontam que o usuário necessita de informações que suportem o processo de decisão, latente nas pesquisas da área, fato que contribui para a análise adequada da evolução das empresas no ambiente. Em relação ao método utilizado para a análise, ficou destacado que existe uma evidenciação de informações nos componentes principais, pela existência de alto agrupamento de informações. A variável de exposição ao risco, tanto na natureza quanto na extensão, ficou em posição invertida, o que representa desalinhamento ao apresentado como embasamento, porém com evidenciação de informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.