CONTROLADORIA E PROCESSAMENTO DE PEDIDOS: A NECESSIDADE DE UMA VISÃO LOGÍSTICA INTEGRADA

Autores

  • Carlos Hideo Arima
  • David Capezzutti

Palavras-chave:

Logística. Logística empresarial. Controladoria. Sistemas de informação.

Resumo

A vantagem competitiva das empresas se materializa através de sua presença no mercado em que atua, o que, em termos operacionais, pode ser percebido pelo tamanho e renovação de sua carteira de pedidos. Dado que a colocação de pedidos de clientes é um evento que garante a sobrevivência da empresa no mercado, o seu gerenciamento e o monitoramento da carteira deve mobilizar todas as áreas da empresa e priorizar as suas ações. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é abordar os principais conceitos e as etapas envolvidas no ciclo de pedidos, dando especial destaque para as preocupações, problemas e posturas a serem considerados em cada etapa do processamento dele. Consideram-se também as vantagens das abordagens de puxar e empurrar os fluxos físicos de mercadorias e de informações, e apresentam-se os principais elementos de custos envolvidos nesse tipo de transação. Propõem-se, ainda, algumas sugestões para a integração do processamento de pedidos com a controladoria, através dos sistemas de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ARIMA, C. H.; CAPEZZUTTI, D. CONTROLADORIA E PROCESSAMENTO DE PEDIDOS: A NECESSIDADE DE UMA VISÃO LOGÍSTICA INTEGRADA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 4, n. 7, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11272. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos