Práticas inovadoras no trabalho com a disciplina de Matemática no Ensino Fundamental I: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.97608Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo apresentar quais as práticas inovadoras que professores que atuam no Ensino Fundamental I têm desenvolvido no ensino da disciplina de Matemática, que estão sendo divulgadas no meio acadêmico. Optou-se pelo Ensino Fundamental I, por esse nível de ensino contemplar a base do Ensino da Matemática. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão sistemática no Banco de Teses e Dissertações (BDTD) no segundo semestre de 2019. Os resultados demonstraram que os jogos, o trabalho com a Etnomatemática, o uso de tecnologias digitais, a Modelagem Matemática e a utilização de histórias podem ser usados como práticas inovadoras que oportunizam aos estudantes vivenciarem situações nas quais os conceitos matemáticos possam ser abordados de maneira reflexiva e contextualizada, fazendo sentido para a sua aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.