Retomando a medição no ensino médio: uma experiência didática.

Autores

  • Cesar Augusto Steffens Colégio de Aplicação da UFRGS
  • Eliane Angela Veit Instituto de Física da UFRGS
  • Fernando Lang da Silveira Instituto de Física da UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.9728

Palavras-chave:

Física. Ensino Médio. Medição. Aquisição de dados.

Resumo

Apresentamos neste trabalho uma experiência em sala de aula realizada na escola Colégio de Aplicação da UFRGS, na disciplina de Enriquecimento Curricular intitulada “Que medida é esta?”, na qual os alunos desenvolveram atividades, experimentais e de outros tipos, envolvendo a medição como um processo de aquisição de dados. Foram elaborados guias de atividades, com tarefas e desafios, que orientarem o trabalho dos alunos, primeiro em pequenos grupos (dois ou três alunos por grupo), onde eles realizaram medições, análise de dados qualitativos e quantitativos, responderam a questões específicas e a questionamentos sobre os dados e resultados por eles obtidos. As descobertas, os conceitos trabalhados e os resultados obtidos eram sempre confrontados e socializados ao final do encontro, envolvendo os alunos em discussões, complementadas ou não pelo professor. O aumento do interesse e participação dos alunos na execução das tarefas e questionamentos propostos, na prontidão e pré-disposição positiva para iniciar novas atividades, sem contar a qualidade dos registros, a satisfação na realização das atividades e na socialização dos resultados validaram o trabalho desenvolvido e os objetivos gerais e aspirações por nós vislumbrados no planejamento inicial destas. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Augusto Steffens, Colégio de Aplicação da UFRGS

-Graduado em Física em 1978; Mestrado em Física em 2008;

-Professor do Colégio de Aplicação da UFRGS desde 1982; Departamento de Ciências Exatas e da Natureza; Área de Física.

Downloads

Publicado

02-12-2009

Como Citar

STEFFENS, C. A.; VEIT, E. A.; SILVEIRA, F. L. da. Retomando a medição no ensino médio: uma experiência didática. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2009. DOI: 10.22456/2595-4377.9728. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/9728. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência