Visualidade e visibilidade da EJA do CAp/UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.95459Resumo
O Projeto Visualidades da EJA, realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, envolveu estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. Escolhemos o uso da imagem como dispositivo de ampliação da visibilidade do mundo escolar, sob o foco dos atores sociais da EJA, enquanto sujeitos de ação e criação. Nessa primeira fase, o objetivo foi proporcionar encontros de introdução e de prática fotográfica, orientados por assuntos disparadores de reflexões e potencializadores de imagens da escola e sobre a escola. Desenvolvida pela disciplina de Sociologia, a proposta era de expressar, por meio do texto visual, as possíveis respostas para a seguinte questão: O que a escola é para você? Percebemos um forte envolvimento dos/as participantes, observado no número elevado de fotos e na satisfação ao realizarem as atividades. As variadas, criativas e originais fotografias foram socializadas à comunidade escolar. Palavras-chave: EJA; Educação de Jovens e Adultos; Escola; Imagem; Ensino de Sociologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.