Visualidade e visibilidade da EJA do CAp/UFRGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.95459

Resumo

O Projeto Visualidades da EJA, realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, envolveu estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. Escolhemos o uso da imagem como dispositivo de ampliação da visibilidade do mundo escolar, sob o foco dos atores sociais da EJA, enquanto sujeitos de ação e criação. Nessa primeira fase, o objetivo foi proporcionar encontros de introdução e de prática fotográfica, orientados por assuntos disparadores de reflexões e potencializadores de imagens da escola e sobre a escola. Desenvolvida pela disciplina de Sociologia, a proposta era de expressar, por meio do texto visual, as possíveis respostas para a seguinte questão: O que a escola é para você? Percebemos um forte envolvimento dos/as participantes, observado no número elevado de fotos e na satisfação ao realizarem as atividades. As variadas, criativas e originais fotografias foram socializadas à comunidade escolar. Palavras-chave: EJA; Educação de Jovens e Adultos; Escola; Imagem; Ensino de Sociologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-09-2020

Como Citar

PAVEI, K. Visualidade e visibilidade da EJA do CAp/UFRGS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.95459. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/95459. Acesso em: 23 abr. 2025.