Educar para a compreensão das ciências da natureza: discutindo caminhos teórico-metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.92355Resumo
Este texto objetiva apresentar reflexões sobre o que significa educar para a compreensão das Ciências da Natureza desde os anos iniciais, a partir da (re)estruturação de um currículo que entenda a metodologia da alfabetização científica como forma de possibilitar acesso ao conhecimento científico, podendo ser compreendido em seus limites e potencialidades. Para tanto, defendemos que o acesso a textos informativos e argumentativos, advindos de diferentes fontes, assim como os do campo de atuação artístico-literário, contribui para uma formação leitora que possibilite observar criticamente o mundo. Nessa proposta curricular, o conteúdo passa a ser entendido como meio para a formação de um pensamento sobre essa área do conhecimento. Essa proposta retoma documentos oficiais que orientaram a organização dos currículos desde a década de 1990, tomando como ponto de partida os desafios atuais para a formação de um leitor que adote uma atitude científica.
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