Educar para a compreensão das ciências da natureza: discutindo caminhos teórico-metodológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.92355

Resumo

Este texto objetiva apresentar reflexões sobre o que significa educar para a compreensão das Ciências da Natureza desde os anos iniciais, a partir da (re)estruturação de um currículo que entenda a metodologia da alfabetização científica como forma de possibilitar acesso ao conhecimento científico, podendo ser compreendido em seus limites e potencialidades. Para tanto, defendemos que o acesso a textos informativos e argumentativos, advindos de diferentes fontes, assim como os do campo de atuação artístico-literário, contribui para uma formação leitora que possibilite observar criticamente o mundo. Nessa proposta curricular, o conteúdo passa a ser entendido como meio para a formação de um pensamento sobre essa área do conhecimento. Essa proposta retoma documentos oficiais que orientaram a organização dos currículos desde a década de 1990, tomando como ponto de partida os desafios atuais para a formação de um leitor que adote uma atitude científica.

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Biografia do Autor

Rosângela Veiga Júlio Ferreira, Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Professora do Departamento de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

SILVA, V. F. e; FERREIRA, R. V. J. Educar para a compreensão das ciências da natureza: discutindo caminhos teórico-metodológicos. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 32, n. 1, 2019. DOI: 10.22456/2595-4377.92355. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/92355. Acesso em: 23 abr. 2025.