Considerações sobre os Processos de Violência na Escolarização Feminina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.88448

Palavras-chave:

Gênero, Trajetórias Femininas, Violências

Resumo

O presente artigo busca descrever as expressões da violência de gênero vivenciadas por uma ex-aluna do Proeja e analisar as repercussões em sua trajetória escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa narrativa, através de entrevista semiestruturada realizada com uma egressa da educação profissional de jovens e adultos; residente em um bairro de periferia na cidade de Porto Alegre/RS. O método de análise do corpus foi a Análise Textual Discursiva (ATD), que permitiu a emergência de duas categorias: “As condições sociais de pobreza e o percurso educacional de mulheres” e “Casamento, maternidade, responsabilidades domésticas e os percursos educacionais de mulheres”. Inferimos que a entrevistada sofreu diversos tipos de violência durante sua trajetória; percebe-se pela narrativa que as violências sofridas por ela foram silenciadas em toda a sua trajetória e, por muitas vezes, naturalizadas pela própria entrevistada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

FONTELLA, C. R. de F. Considerações sobre os Processos de Violência na Escolarização Feminina. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 32, n. 1, 2019. DOI: 10.22456/2595-4377.88448. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/88448. Acesso em: 23 abr. 2025.