Iniciação científica na educação básica

relato de experiência de uma escola técnica de nível médio em saúde

Autores

  • Fernanda de Oliveira Bottino Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz https://orcid.org/0000-0002-6682-9845
  • Letícia Batista Silva Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz https://orcid.org/0000-0003-2520-2621
  • Ingrid D’avilla Freire Pereira Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz https://orcid.org/0000-0002-2042-2871
  • Mônica Mendes Caminha Murito Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz
  • Flávia Coelho Ribeiro Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.139349

Palavras-chave:

Educação Profissional em Saúde, Ensino Médio, Pessoal Técnico de Saúde, Iniciação Científica no Ensino Médio

Resumo

Este artigo busca apresentar e discutir alguns aspectos de um programa de Iniciação Científica em uma Escola técnica de nível médio em saúde, trazendo o contexto histórico da criação deste programa e uma análise das principais áreas do conhecimento abordadas pelos trabalhos de conclusão de curso vinculados a ele. Foi utilizada como metodologia para a confecção deste trabalho uma abordagem qualitativa acompanhada de revisão bibliográfica e de levantamento de documentos institucionais. Os resultados apontam para a potencialidade da Iniciação Científica, sobretudo, como componente curricular no contexto da formação técnica de nível médio, ao se mostrar como um espaço de incentivo à criatividade e ao pensamento crítico dos estudantes. Contudo, é preciso estarmos atentos aos limites ou à necessidade de maior investimento para a universalização de propostas como esta, em especial, dado o contexto de precariedade da estrutura e da força de trabalho em parte significativa das escolas públicas brasileiras.




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Biografia do Autor

Fernanda de Oliveira Bottino, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz

Professora-Pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Mestre em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Letícia Batista Silva, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz

Professora-Pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/FIOCRUZ) e Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói). Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Ingrid D’avilla Freire Pereira, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz

Vice-Diretora de Ensino e Informação da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/FIOCRUZ). Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Mônica Mendes Caminha Murito, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz

Professora-Pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Mestre em Biociência e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Flávia Coelho Ribeiro, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz

Professora-Pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Doutora em Ciências pelo Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz).

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Publicado

13-09-2024

Como Citar

DE OLIVEIRA BOTTINO, F.; BATISTA SILVA, L.; D’AVILLA FREIRE PEREIRA, I.; MENDES CAMINHA MURITO, M.; COELHO RIBEIRO, F. Iniciação científica na educação básica: relato de experiência de uma escola técnica de nível médio em saúde . Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.139349. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/139349. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência