Iniciação Científica na Educação Básica
estudo de caso envolvendo uma escola privada de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111162Palavras-chave:
Iniciação Científica, Educação Básica, Educação pela PesquisaResumo
A iniciação científica, apesar de geralmente identificada como atividade da Educação Superior, pode ser utilizada na Educação Básica para aprimorar ou despertar o espírito investigativo dos estudantes. Este trabalho apresenta um estudo de caso acerca da relevância da atividade de iniciação científica, no contexto de trabalho de uma escola privada, buscando relacionar a possível conexão dessa atividade com o desempenho escolar dos estudantes, partindo-se da percepção dos sujeitos envolvidos (docentes e discentes). Foram utilizados dois questionários como instrumentos de coleta de dados, sendo adotado o modelo de Educar pela Pesquisa da obra de Pedro Demo como referencial teórico principal do artigo. Os dados coletados referentes a questões abertas foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostraram que houve convergência entre as visões discente e docente sobre os efeitos da iniciação científica, ressaltando-se que tal atividade trouxe melhorias no desenvolvimento de habilidades escolares (capacidade crítica, leitura, interpretação de textos, capacidade de concentração e aumento de interesse pelas aulas).Downloads
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