Desenho Universal para a Aprendizagem:

das vivências às análises em uma turma de 5º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.139078

Palavras-chave:

Desenho Universal para a Aprendizagem, Multiformato, Artefatos pedagógicos, Acessibilidade, Aprendizagem

Resumo

O presente estudo objetiva trazer o recorte de uma pesquisa sobre artefatos pedagógicos desenvolvidos em multiformato, cuja base volta-se ao Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), destinados a crianças com e sem deficiência. O estudo efetivou-se em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre/RS. Os artefatos produzidos tomaram por referência o livro (OMITIDO), sendo desenvolvidos a partir da inspiração na metodologia do PesquisarCOM, termo cunhado por Marcia Moraes. Neste trabalho, a partir do livro em multiformato, destacam-se três artefatos: jogos da memória tátil, jogo da memória com Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e uma atividade escrita com diferentes formatos. Os indícios da trajetória percorrida demonstraram a importância da oferta de materiais acessíveis a todos os alunos, reconhecendo que possibilitam maior autonomia e ampliam o interesse e a motivação das crianças, gerando aprendizagem significativa. Destaca-se, ainda, o quanto possibilitar aos alunos a escolha dos materiais diante dos seus formatos é uma maneira de identificar necessidades individuais, minimizando a insegurança e promovendo a colaboração entre pares.




 

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Biografia do Autor

Camila Della Passe Américo, UFRGS

 Mestranda em Educação (UFRGS), professora na Prefeitura de Porto Alegre.

Cláudia Rodrigues de Freitas, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS), professora na Faculdade de Educação da UFRGS.

Sheyla Werner, Rede Marista

Doutora em Educação (UFRGS), professora do Atendimento Educacional Especializado na Rede Marista.

Raquel de Cássia Rodrigues Ramos, UFRGS

Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da UFRGS.

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Publicado

18-06-2024

Como Citar

DELLA PASSE AMÉRICO, C.; RODRIGUES DE FREITAS, C.; WERNER, S.; DE CÁSSIA RODRIGUES RAMOS, R. Desenho Universal para a Aprendizagem: : das vivências às análises em uma turma de 5º ano. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.139078. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/139078. Acesso em: 23 abr. 2025.