Desenho Universal para a Aprendizagem:
das vivências às análises em uma turma de 5º ano
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.139078Palavras-chave:
Desenho Universal para a Aprendizagem, Multiformato, Artefatos pedagógicos, Acessibilidade, AprendizagemResumo
O presente estudo objetiva trazer o recorte de uma pesquisa sobre artefatos pedagógicos desenvolvidos em multiformato, cuja base volta-se ao Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), destinados a crianças com e sem deficiência. O estudo efetivou-se em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre/RS. Os artefatos produzidos tomaram por referência o livro (OMITIDO), sendo desenvolvidos a partir da inspiração na metodologia do PesquisarCOM, termo cunhado por Marcia Moraes. Neste trabalho, a partir do livro em multiformato, destacam-se três artefatos: jogos da memória tátil, jogo da memória com Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e uma atividade escrita com diferentes formatos. Os indícios da trajetória percorrida demonstraram a importância da oferta de materiais acessíveis a todos os alunos, reconhecendo que possibilitam maior autonomia e ampliam o interesse e a motivação das crianças, gerando aprendizagem significativa. Destaca-se, ainda, o quanto possibilitar aos alunos a escolha dos materiais diante dos seus formatos é uma maneira de identificar necessidades individuais, minimizando a insegurança e promovendo a colaboração entre pares.
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