A docência com crianças em situação de imigrantes
potências e desafios na interlocução entre Brasil e Venezuela
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.129709Resumo
Com o objetivo de apresentar e de analisar as potências e os desafios da prática e das interlocuções na/da docência para e com crianças em situação de imigrante, suas famílias, colegas e comunidade escolar envolvida, o presente relato parte da experiência junto de duas turmas de Educação Infantil de uma escola municipal, região metropolitana de Porto Alegre, na qual crianças advindas da Venezuela foram matriculadas em 2022. Com base teórica em autores e autoras do âmbito da educação e da educação inclusiva, realizamos, neste documento, uma análise das vivências nessas duas turmas às quais essas crianças em situação de imigrante integraram, apresentando um projeto pedagógico desenvolvido a partir do interesse e da curiosidade dos alunos sobre o país de origem das novas colegas. Os resultados indicam a importância do papel do professor na observação, na articulação com diferentes atores e na busca de recursos e de possibilidades para o acolhimento e a inclusão no contexto escolar. Reconhecemos o quanto a diversidade étnica contribui para o desenvolvimento de todos os envolvidos, qualificando o processo educativo e ampliando o repertório sociocultural na/da escola e das crianças. Salientamos, ainda, a necessidade e a importância da ampliação de pesquisas sobre o tema em questão.
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