A docência com crianças em situação de imigrantes

potências e desafios na interlocução entre Brasil e Venezuela

Autores

  • Andressa Guterres dos Santos Prefeitura Municipal de Canoas https://orcid.org/0000-0003-4134-7433
  • Sheyla Werner Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.129709

Resumo

Com o objetivo de apresentar e de analisar as potências e os desafios da prática e das interlocuções na/da docência para e com crianças em situação de imigrante, suas famílias, colegas e comunidade escolar envolvida, o presente relato parte da experiência junto de duas turmas de Educação Infantil de uma escola municipal, região metropolitana de Porto Alegre, na qual crianças advindas da Venezuela foram matriculadas em 2022. Com base teórica em autores e autoras do âmbito da educação e da educação inclusiva, realizamos, neste documento, uma análise das vivências nessas duas turmas às quais essas crianças em situação de imigrante integraram, apresentando um projeto pedagógico desenvolvido a partir do interesse e da curiosidade dos alunos sobre o país de origem das novas colegas. Os resultados indicam a importância do papel do professor na observação, na articulação com diferentes atores e na busca de recursos e de possibilidades para o acolhimento e a inclusão no contexto escolar. Reconhecemos o quanto a diversidade étnica contribui para o desenvolvimento de todos os envolvidos, qualificando o processo educativo e ampliando o repertório sociocultural na/da escola e das crianças. Salientamos, ainda, a necessidade e a importância da ampliação de pesquisas sobre o tema em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Guterres dos Santos, Prefeitura Municipal de Canoas

Pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Escolar (UNIRITTER), gestora na EMEI Vó Maria Aldina da Rede Municipal de Canoas. 

 

 

Sheyla Werner Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado e Mestrado em Educação (UFRGS) na Linha de Pesquisa Educação Especial, Saúde e Processos Inclusivos. Graduação em Pedagogia (UFRGS), Especialização em Educação em Saúde Mental Coletiva (UFRGS). Atualmente é docente no Centro Universitário Ritter dos Reis - Uniritter.

Downloads

Publicado

11-09-2023

Como Citar

SANTOS, Andressa Guterres dos; FREITAS, Sheyla Werner. A docência com crianças em situação de imigrantes: potências e desafios na interlocução entre Brasil e Venezuela. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.129709. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/129709. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 1