Celular não é brincadeira: crianças e adolescentes discutem mídias e tecnologias digitais na vida cotidiana

Autores

  • Geusiane Miranda de Oliveira Tocantins Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF
  • Ingrid Dittrich Wiggers Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.134155

Palavras-chave:

Mídias, Tecnologias digitais, Apropriação, Crianças e adolescentes, Brincadeira

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar significados e sentidos de mídias e tecnologias digitais para crianças e adolescentes a partir de narrativas construídas por eles sobre seus cotidianos. Trata-se de pesquisa realizada em nível de doutorado, considerando uma abordagem qualitativa e pesquisa de campo. Os dados constam de narrativas gráficas no formato de histórias em quadrinhos e também de narrativas orais produzidas em momentos de entrevista episódica com 21 participantes, com idade entre 10 e 17 anos, todos estudantes de escolas públicas de Brasília, Distrito Federal. Desafios e conflitos emergem das narrativas apontando para uma relação de amor e ódio com as mídias e tecnologias digitais. Os dados também indicam deslocamentos e até substituição de hábitos, como o tempo e espaço do brincar tradicional no âmbito das práticas corporais, bem como uma diferenciação evidenciada pelas crianças e adolescentes sobre os significados de brincadeiras e atividades com mídias e tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Geusiane Miranda de Oliveira Tocantins, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do "Imagem - Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação". Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF). 

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora associada da Universidade de Brasília (UnB), credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física e em Educação. Pesquisadora visitante da Universidade de Chicago (UC), da Southern Illinois University (SIU), em Carbondale, USA, e do Ibero-Amerikanisches Institut, em Berlim, Alemanha. Líder do “Imagem – Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação”. Pesquisadora do núcleo da Rede Cedes (Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e Lazer), na UnB. 

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Publicado

09-11-2023

Como Citar

TOCANTINS, Geusiane Miranda de Oliveira; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Celular não é brincadeira: crianças e adolescentes discutem mídias e tecnologias digitais na vida cotidiana. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.134155. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/134155. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3