História em quadrinhos como proposta avaliativa de reações nucleares
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.127457Resumo
Este trabalho consiste da abordagem sobre o uso de Histórias em quadrinhos (HQs) como estratégia de avaliação do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Reações Nucleares que foi trabalhado em formato assíncrono durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no ano letivo de 2020. A proposta teve como objetivo motivar e despertar o interesse dos estudantes pela Química por meio da utilização de Metodologias Ativas, em que o estudante é protagonista. Para tanto, os discentes dos primeiros anos dos cursos técnicos de uma Instituição de ensino Federal localizada na região Sul de Minas Gerais participaram de uma atividade em grupo em que deveriam contextualizar a referida disciplina. As histórias em quadrinhos deveriam estar vinculadas a uma das seguintes categorias: Funcionamento de um reator nuclear; O acidente com césio-137; Funcionamento do tratamento por radioterapia; Datação de artefatos antigos e fósseis com carbono-14; Conservação de alimentos; Diagnósticos médicos por radiografia, mamografia e tomografia; Funcionamento das Usinas Nucleares Angra 1, Angra 2 e Angra 3; Bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. Observou-se que a estratégia utilizada contribuiu de maneira significativa para estreitar a relação entre os estudantes e a docente em épocas de pandemia, além de permitir a contextualização dos conteúdos desenvolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.