História em quadrinhos como proposta avaliativa de reações nucleares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.127457

Resumo

Este trabalho consiste da abordagem sobre o uso de Histórias em quadrinhos (HQs) como estratégia de avaliação do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Reações Nucleares que foi trabalhado em formato assíncrono durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no ano letivo de 2020. A proposta teve como objetivo motivar e despertar o interesse dos estudantes pela Química por meio da utilização de Metodologias Ativas, em que o estudante é protagonista.  Para tanto, os discentes dos primeiros anos dos cursos técnicos de uma Instituição de ensino Federal localizada na região Sul de Minas Gerais participaram de uma atividade em grupo em que deveriam contextualizar a referida disciplina. As histórias em quadrinhos deveriam estar vinculadas a uma das seguintes categorias: Funcionamento de um reator nuclear; O acidente com césio-137; Funcionamento do tratamento por radioterapia; Datação de artefatos antigos e fósseis com carbono-14; Conservação de alimentos; Diagnósticos médicos por radiografia, mamografia e tomografia; Funcionamento das Usinas Nucleares Angra 1, Angra 2 e Angra 3; Bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. Observou-se que a estratégia utilizada contribuiu de maneira significativa para estreitar a relação entre os estudantes e a docente em épocas de pandemia, além de permitir a contextualização dos conteúdos desenvolvidos.

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Biografia do Autor

Priscila Ferreira de Sales Amaral, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)- Unidade Nepomuceno

Docente de Química e pertencente ao Departamento de Formação Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)- Unidade Nepomuceno

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

AMARAL, Priscila Ferreira de Sales. História em quadrinhos como proposta avaliativa de reações nucleares. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.127457. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/127457. Acesso em: 11 ago. 2025.