Oficina virtual “corpos-escritos-escrevem”

integrando possibilidades midiáticas para formação e atuação na Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.133968

Palavras-chave:

Corpo. Escrita. Autoria. Crônicas. Esperançar.

Resumo

Na pandemia tivemos de encontrar novas formas de esperançar, ensinar-aprender, vivenciar o corpo e fortalecer redes de aprendizagem por intermédio dos recursos digitais. O projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) “Crônicas, Corpo e Cotidiano: esperançar em tempos pandêmicos utilizando recursos educacionais abertos” convidou profissionais de outras instituições de ensino para colaborar nessa formação online. A proposta descrita neste artigo apresenta a oficina virtual “Corpos-escritos-escrevem”, a qual foi preparada e ministrada pela equipe da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para fomentar a escrita de crônicas sobre o corpo, propusemos uma programação assíncrona, a qual deveria ser concluída antes do encontro síncrono e tinha a intenção de possibilitar aos participantes o reconhecimento de memórias, valores, inquietudes e histórias em seus próprios corpos; e a programação síncrona, que aconteceu via Google Meet, e posteriormente, os participantes escreveram as crônicas. A experiência pode possibilitar a autoria sensível e criativa. Seja na infância, na fase adulta ou velhice, olhar para a história de vida do corpo é um ato de coragem e, essa é uma urgente tarefa educativa a qual pode ser realizada também de maneira virtual com diferentes recursos midiáticos, tanto na formação em Educação Física, quanto na atuação na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Gabriel de Sousa Laurindo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Discente - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

José Mateus Lima Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Referências

BEZERRA, Fabrício Leomar Lima. A corporeidade como possibilidade de desvelar um processo de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2015.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

GOLDBERG, Natalie. Escrevendo com a alma: liberte o escritor que há em você. São Paulo: WFS Martins Fontes, 2008.

GONZAGA, Pedro; TUTIKIAN, Jane. Escreva! Guia de escrita criativa. Porto Alegre: Leitura XXI, 2015.

DA CONCEIÇÃO, Daniel Machado; MEZZAROBA, Cristiano; SANTOS, Marcos Rogério dos. As juventudes na mídia durante a pandemia COVID-19: compreender para educar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111195. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111195. Acesso em: 21 jun. 2023.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WFS Martins Fontes, 2013.

KOCH, Stephen. Oficina de escritores: um manual para arte da ficção. WFS Martins Fontes, 2008.

RIBEIRO, Djonatan Kaic; DIAS, Juliana de Freitas. Comunidades de mudanças: abraçando mudanças de sentir, pensar e agir em pesquisa social crítica. In: No espelho da linguagem: diálogos criativos e afetivos para o futuro. Juliana de Freitas Dias (ORG). São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. 312p.

RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.

SANTOS, José Mateus Lima. Podcast “um corpo ‘mei’ gordin”: uma fusão de vozes sobre o corpo obeso de graduandos em Educação Física da Universidade Federal do Ceará. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura). Instituto de Educação Física e Esportes. Universidade Federal do Ceará. Orientação: Tatiana Passos Zylberberg. Fortaleza, 2020.

POUND, Ezra. ABC da Literatura. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2013.

ZYLBERBERG, Tatiana Passos; BEZERRA, Fabrício Leomar Lima. Juventude e Internet: Possibilidades de “Criar” Educação Física. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 182-208, abr, 2013. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3667>. Acesso em: 12 out. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n1p182-208.

_______. Aquilo que a gente nem sabia que podia criar ou algumas experiências de docência universitária para e com as novas tecnologias. In: NOBREGA, Terezinha Petrúcia; MOREIRA, Wagner Wey (Org). Ser professor(a) universitário(a): o sensível, o inteligível e a motricidade. Natal, UFRN, 2017. p.191-226.

ZYLBERBERG, Tatiana Passos. Pela libertação das inteligências dos corpos: na formação discente para a atuação docente. In: CAVALCANTE JUNIOR, Francisco Silva (Org). Corpos Anárquicos. Curitiba: Editora CRV, 2014. p.75-86.

_______. Tessituras. In: CAVALCANTE JUNIOR, Francisco Silva (Org). Leveza e escrita experimental. Curitiba: Editora CRV, 2019. p.135-146.

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

ZYLBERBERG, Tatiana Passos; LAURINDO, Lucas Gabriel de Sousa; SANTOS, José Mateus Lima. Oficina virtual “corpos-escritos-escrevem”: integrando possibilidades midiáticas para formação e atuação na Educação Física. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.133968. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133968. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3