Oficina virtual “corpos-escritos-escrevem”
integrando possibilidades midiáticas para formação e atuação na Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.133968Palavras-chave:
Corpo. Escrita. Autoria. Crônicas. Esperançar.Resumo
Na pandemia tivemos de encontrar novas formas de esperançar, ensinar-aprender, vivenciar o corpo e fortalecer redes de aprendizagem por intermédio dos recursos digitais. O projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) “Crônicas, Corpo e Cotidiano: esperançar em tempos pandêmicos utilizando recursos educacionais abertos” convidou profissionais de outras instituições de ensino para colaborar nessa formação online. A proposta descrita neste artigo apresenta a oficina virtual “Corpos-escritos-escrevem”, a qual foi preparada e ministrada pela equipe da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para fomentar a escrita de crônicas sobre o corpo, propusemos uma programação assíncrona, a qual deveria ser concluída antes do encontro síncrono e tinha a intenção de possibilitar aos participantes o reconhecimento de memórias, valores, inquietudes e histórias em seus próprios corpos; e a programação síncrona, que aconteceu via Google Meet, e posteriormente, os participantes escreveram as crônicas. A experiência pode possibilitar a autoria sensível e criativa. Seja na infância, na fase adulta ou velhice, olhar para a história de vida do corpo é um ato de coragem e, essa é uma urgente tarefa educativa a qual pode ser realizada também de maneira virtual com diferentes recursos midiáticos, tanto na formação em Educação Física, quanto na atuação na escola.
Downloads
Referências
BEZERRA, Fabrício Leomar Lima. A corporeidade como possibilidade de desvelar um processo de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2015.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
GOLDBERG, Natalie. Escrevendo com a alma: liberte o escritor que há em você. São Paulo: WFS Martins Fontes, 2008.
GONZAGA, Pedro; TUTIKIAN, Jane. Escreva! Guia de escrita criativa. Porto Alegre: Leitura XXI, 2015.
DA CONCEIÇÃO, Daniel Machado; MEZZAROBA, Cristiano; SANTOS, Marcos Rogério dos. As juventudes na mídia durante a pandemia COVID-19: compreender para educar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111195. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111195. Acesso em: 21 jun. 2023.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WFS Martins Fontes, 2013.
KOCH, Stephen. Oficina de escritores: um manual para arte da ficção. WFS Martins Fontes, 2008.
RIBEIRO, Djonatan Kaic; DIAS, Juliana de Freitas. Comunidades de mudanças: abraçando mudanças de sentir, pensar e agir em pesquisa social crítica. In: No espelho da linguagem: diálogos criativos e afetivos para o futuro. Juliana de Freitas Dias (ORG). São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. 312p.
RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
SANTOS, José Mateus Lima. Podcast “um corpo ‘mei’ gordin”: uma fusão de vozes sobre o corpo obeso de graduandos em Educação Física da Universidade Federal do Ceará. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura). Instituto de Educação Física e Esportes. Universidade Federal do Ceará. Orientação: Tatiana Passos Zylberberg. Fortaleza, 2020.
POUND, Ezra. ABC da Literatura. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2013.
ZYLBERBERG, Tatiana Passos; BEZERRA, Fabrício Leomar Lima. Juventude e Internet: Possibilidades de “Criar” Educação Física. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 182-208, abr, 2013. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3667>. Acesso em: 12 out. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n1p182-208.
_______. Aquilo que a gente nem sabia que podia criar ou algumas experiências de docência universitária para e com as novas tecnologias. In: NOBREGA, Terezinha Petrúcia; MOREIRA, Wagner Wey (Org). Ser professor(a) universitário(a): o sensível, o inteligível e a motricidade. Natal, UFRN, 2017. p.191-226.
ZYLBERBERG, Tatiana Passos. Pela libertação das inteligências dos corpos: na formação discente para a atuação docente. In: CAVALCANTE JUNIOR, Francisco Silva (Org). Corpos Anárquicos. Curitiba: Editora CRV, 2014. p.75-86.
_______. Tessituras. In: CAVALCANTE JUNIOR, Francisco Silva (Org). Leveza e escrita experimental. Curitiba: Editora CRV, 2019. p.135-146.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.