As juventudes na mídia durante a pandemia COVID-19

compreender para educar

Autores

  • Daniel Machado Da Conceição Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSC. Bolsista do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina. http://orcid.org/0000-0002-6065-6656
  • Cristiano Mezzaroba Universidade Federal de Sergipe (UFS) http://orcid.org/0000-0003-4214-0629
  • Marcos Rogério dos Santos Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São Francisco do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111195

Palavras-chave:

Sociologia da Juventude, Pandemia, Portais de informação, Educação

Resumo

A pandemia de COVID-19 impôs uma nova ordem, um outro ritmo para a humanidade, alterando a percepção de tempo, de estabilidade, motivando a construção de novos ritmos e formas de olhar e refletir sobre os mais diversos âmbitos de nossas vidas. São inúmeras as questões que o desdobramento da pandemia vai desvelando, mas tem um fator que chama atenção diante desse cenário atual: o comportamento dos jovens. Se por um lado, o senso comum associa os jovens a seres desprovidos de responsabilidade individual e coletiva, por outro, o sistema midiático costuma veicular informaçõesde diferentes ordens sobre a juventude (do senso comum até questões mais críticas e amplas). Sendo assim, acreditamos que seria pertinente, para a prática e reflexão educativa, analisarmos alguns dos discursos que têm associado o fenômeno da pandemia e juventude. A proposta configurou-se como um exercício sociológico e foi construída a partir de recortes jornalísticos escolhidos aleatoriamente em diferentes portais de notícias da internet que ao longo da pandemia e até janeiro de 2021, evidenciam formas plurais de tratar, representar e fazer pensar sobre os jovens brasileiros, auxiliando àqueles que atuam no contexto educativo a compreendê-los melhor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Machado Da Conceição, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSC. Bolsista do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina.

Cientista social, mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC e doutorando no mesmo Programa. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC) na mesma universidade.

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física/UFS. Aracaju – SE, Brasil. Também atua como pesquisador no Grupo de Estudos Corpo e Política (UFS), no Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

Marcos Rogério dos Santos, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São Francisco do Sul

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFSC e cientista social pela mesma universidade. Integra o Núcleo Intrdisciplinar em Políticas Públicas (NIPP/UFSC) e o Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC)

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

DA CONCEIÇÃO, Daniel Machado; MEZZAROBA, Cristiano; SANTOS, Marcos Rogério dos. As juventudes na mídia durante a pandemia COVID-19: compreender para educar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111195. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111195. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática especial