Tecnologias digitais na educação física escolar

uma experiência no ensino do futsal utilizando Qr Codes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.133947

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar potencialidades do uso de tecnologias digitais na Educação Física escolar, a partir da experimentação de QR Codes, no ensino do futsal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aproximações à pesquisa-ação, desenvolvida numa escola da rede municipal de ensino do Vale do Taquari/RS/BRA. Os participantes foram 21 estudantes de uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental. Quanto aos resultados, constatou-se que é possível conciliar o ensino de práticas corporais com o uso de tecnologias digitais. A partir da leitura dos QR Codes, os estudantes, em grupos, acessaram vídeos que abordavam regras e técnicas utilizadas no futsal. Em seguida, foram instigados a criar atividades/exercícios, demonstrando-os e explicando-os aos demais colegas. Essa dinâmica contribuiu para que os alunos interagissem e, consequentemente, problematizassem e construíssem conhecimentos sobre o futsal. Conclui-se que as tecnologias digitais possibilitaram aos alunos a ampliação dos conhecimentos sobre o futsal, sendo a aula considerada divertida, criativa, interessante e diferente, por eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UnivatesRS/Brasil. Professor titular do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Integrante do grupo de pesquisa "O Ensinar da Infância à Idade Adulta: olhares de professores e alunos". Tem experiência na área do Ensino e da Educação Física Escolar atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino, Educação Física escolar, Formação de Professores, TDICs e Educação Ambiental.

Jovana Luisa Horst, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Acadêmica do curso de Direito e Bolsista de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Macgregor Baumgarten, Universidade do Vale do Taquari – Univates

Acadêmico do curso de Psicologia e bolsista de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Taquari – Univates

Camila Portaluppi Michelon, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari – Univates e bolsista de iniciação científica da Capes.

Kedman Jesus Silva, Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Mestranda do PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Vanderlúcia Rodrigues da Silva, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestranda do PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari – Univates

Referências

BIESTA, Gert; PICOLI, Bruno Antonio. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 21–29, 2018. DOI: 10.15448/1981-2582.2018.1.29749. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29749. Acesso em: 9 jul. 2023.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sara K. A investigação qualitativa em educação. Porto/Portugal: Porto Editora, 1994.

DOS SANTOS, Any Gracyelle Brum dos; ENGERS, Patrícia Becker; SANTOS, Thais de Lima dos; BELLINAZO, Rafaela Gonçalves; ILHA, Phillip Vilanova. Diagnóstico das Aulas de Educação Física no Estado do Rio Grande Do Sul Durante a Pandemia da Covid-19. EaD em Foco, [S. l.], v. 11, n. 2, 2021. DOI: 10.18264/eadf.v11i2.1300. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1300. Acesso em: 13 jul. 2023.

FANTIN, Mônica. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor. Acesso: 28 mar. 2023.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300011. Acesso em: 09 maio 2023.

FREIRE, João Batista. Pedagogia do Futebol. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 8. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2016.

KUNZ, E. (org.). Didática da educação física 3: futebol. 3. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2013.

LUZ, Fernanda Soares; PAES, Elizabeth Freitas Barreto da Silva; MOREIRA, Valéria Nascimento; FERNANDES, Tatiana Ribeiro; RANGEL, Ingrid Ribeiro da Gama. QR Code: uma proposta pedagógica na formação dos professores de Educação Física. Vértices, Campos dos Goytacazes/RJ, v.22, n.2, p. 261-272, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6257/625764627019/625764627019.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

OLIVEIRA, Elzanira de Sousa. Tecnologias digitais de informação e comunicação no Ensino Médio: possibilidades e limitações a partir do retorno às aulas presenciais. Dissertação de mestrado. Univates, 2022.

SANTAELLA, Lúcia. Humanos Hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021.

SIBILIA, Paula. Redes ou Paredes: A escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SOTILI, Lucilaine; FERREIRA STÖER, Jéssica; KLEIN PINHEIRO, Izoldi; BERTOLDI BENVENUTTI, Dilva. Ensino híbrido na rede pública em tempos de pandemia: reflexões e possibilidades. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.114126. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114126. Acesso em: 13 jul. 2023.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. 1987.

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

NEUENFELDT, Derli Juliano; HORST, Jovana Luisa; BAUMGARTEN, Macgregor; MICHELON, Camila Portaluppi; SILVA, Kedman Jesus; SILVA, Vanderlúcia Rodrigues da. Tecnologias digitais na educação física escolar: uma experiência no ensino do futsal utilizando Qr Codes. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.133947. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133947. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3