Situação de aprendizagem na formação docente
aproximação pedagógica e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.133844Palavras-chave:
Educacao Fisica, Cultura Digital, Tecnologia Digital, Formação de Professores, Ensino Remoto EmergencialResumo
Este artigo tem por objetivo pesquisar a disciplina de estágio supervisionado na perspectiva da Educação Física e a aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, na prática docente. Buscou-se contextualizar a Educação Física na área de linguagens, e para tanto, recorreu-se aos seus antecedentes curriculares. Assim, refletiu-se sobre a cultura digital num olhar da Base Nacional Comum Curricular. Apoiou-se na abordagem metodológica qualitativa e exploratório-descritivo. Os achados da pesquisa, em grande medida, constituíram-se na proposta das estratégias didáticas e práticas em duas disciplinas de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília, na ocasião do Ensino Remoto Emergencial, no contexto da pandemia do COVID-19. Os achados demonstraram que as estratégias didáticas e práticas pedagógicas foram experiências inovadoras. Por outro, evidenciaram a necessidade do desenvolvimento de competência digital, na prática dos futuros docentes, na perspectiva da Educação Física e a aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
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