O uso do padlet nas aulas de Educação Física na Educação Básica
percepções dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.133595Palavras-chave:
Padlet, Jogos Olímpicos, Tecnologias, Educação FísicaResumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de um trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física escolar com a ferramenta Padlet ao problematizar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e suas modalidades esportivas. Participaram 162 estudantes entre 11 e 17 anos de idade dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de uma escola estadual do Espírito Santo. Metodologicamente, de maneira interativa, os estudantes alimentaram o Padlet de cada turma com informações do esporte que foram selecionadas, como: história, regras e um vídeo demonstrativo. Além disso, essa pesquisa pode ser caracterizada como uma pesquisa-ação, na qual os seus autores foram também participantes ativos junto aos estudantes. Os resultados demonstraram a apreciação dos estudantes pela atividade desenvolvida, destacando como significativo aliar objetos de conhecimento com o uso de diferentes tecnologias digitais em sala de aula não somente nas aulas de Educação Física, como também nas demais disciplinas. Dentre as conclusões, o trabalho possibilitou o protagonismo estudantil, inserindo-os no centro do processo de ensino e aprendizado e na direção de uma educação contextualizada com a realidade em que estão inseridos.
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