O uso do padlet nas aulas de Educação Física na Educação Básica

percepções dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.133595

Palavras-chave:

Padlet, Jogos Olímpicos, Tecnologias, Educação Física

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de um trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física escolar com a ferramenta Padlet ao problematizar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e suas modalidades esportivas. Participaram 162 estudantes entre 11 e 17 anos de idade dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de uma escola estadual do Espírito Santo. Metodologicamente, de maneira interativa, os estudantes alimentaram o Padlet de cada turma com informações do esporte que foram selecionadas, como: história, regras e um vídeo demonstrativo. Além disso, essa pesquisa pode ser caracterizada como uma pesquisa-ação, na qual os seus autores foram também participantes ativos junto aos estudantes. Os resultados demonstraram a apreciação dos estudantes pela atividade desenvolvida, destacando como significativo aliar objetos de conhecimento com o uso de diferentes tecnologias digitais em sala de aula não somente nas aulas de Educação Física, como também nas demais disciplinas. Dentre as conclusões, o trabalho possibilitou o protagonismo estudantil, inserindo-os no centro do processo de ensino e aprendizado e na direção de uma educação contextualizada com a realidade em que estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gelsimar Machado, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).   Professor de Educação Física com vínculo efetivo na Secretaria de Estado de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU) e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, ES. 

Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor do Departamento de Ciências da Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei (DCEFS/UFSJ)

Eliane Medeiros Borges , Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação pela mesma Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade de Educação. É Coordenadora Adjunta Universidade Aberta do Brasil (UAB). É também Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública/CAED/UFJF.

Referências

BARACHO, Ana Flávia de Oliveira.; GRIPP, Fernando Joaquim; LIMA, Márcio Roberto de. Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 111-126, jan./mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/n9NWykWYZf4Tmzk4L7kRJzr/ Acesso em: 26 mar. 2023.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Autores Associados, 2022.

BETTI, Mauro; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Corporeidade, jogo, linguagem: a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani de Lorenzi. Possibilidades para o ensino-aprendizagem com TICs na educação física escolar: uma experiência com blogs. Cadernos de Formação RBCE, p.45-55, mar. 2010. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/982 Acesso em: 26 jun. 2023.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, 2018.

FANTIN, Mônica. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Cidade Futura, 2006.

FARIAS, Alisson Nascimento; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Utilização das TIC nas aulas de Educação Física escolar em unidades didáticas de atletismo e dança. Rev Bras Ciênc Esporte. 2021; 43: e004220. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/9CSYRjG6KkLsxTQMrZQms8h/ Acesso em: 26 jun. 2023.

FERREIRA, Viviane Lima; GIRARDELLO, Gilka Elvira Ponzi. Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias. Revista Pedagógica, v. 21, p. 131-153, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7028924 Acesso em: 26 jun. 2023.

FINCO, Mateus David; FRAGA, Alex Branco. Rompendo fronteiras na Educação Física através dos videogames com interação corporal. Motriz, Rio Claro, v.18, n.3, p.533-541, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/M6PjbCQqyHBBwHXGw7wxbhP/abstract/?lang=pt Acesso em 26 jun. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONÇALVES, Patrick da Silveira; FURTADO, André Osvaldo da Silva; GONÇALVES, Cristina Marin Ribeiro. O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de educação física: um relato de experiência. Biomotriz, v. 13, n. 1, p. 5-17, 2019. Disponível em: https://svr-net20.unilasalle.edu.br/handle/11690/3038 Acesso em: 26 jun. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e estados. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/pt/inicio.html Acesso em: 23 maio 2023.

MACHADO, N. S.; LUPEPSO, M.; JUNGBLUTH, A. Educação hibrida. Material Técnico da Universidade Federal Do Paraná Sistema De Bibliotecas-Biblioteca Central Coordenação De Processos Técnicos, p. 48, 2017. Disponível em: https://bibliotecas.ufpr.br/ Acesso em: 26 jun. 2023.

MENDES, Diego de Sousa; LIMA, Márcio Roberto; FREITAS, Tamara Aparecida Reis de. Gamificación? No tengo ni idea de lo que es: un estudio en la Formación Inicial del Profesorado de Educación Física. Alteridad-Revista De Educacion, v. 17, p. 12-23, 2022. Disponível em: https://alteridad.ups.edu.ec/index.php/alteridad/article/view/1.2022.01 Acesso em: 26 jun. 2023.

MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Padlet: um novo modelo de organização de conteúdo hipertextual. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/9077 Acesso em: 26 jun. 2023.

MOTA, Janine da Silva. Utilização do Google Forms na pesquisa acadêmica. Revista Humanidades e Inovação, v.12, p. 372-380, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106 Acesso em: 26 jun. 2023.

NEIRA, Marcos Garcia; NASCIMENTO, Aline Santos do. Currículo cultural da Educação Física: princípios ético-políticos e situações didáticas. In: Neira Marcos Garcia. Escrevivências da educação física cultural. São Paulo: FEUSP, 2023. p. 11-30.

OLIVEIRA, Kalmel Gabriel Lima de; MENDES, Diego de Sousa. Produzindo podcasts na educação física escolar: possibilidades e desafios durante o ensino remoto emergencial. Renote. Revista novas tecnologias na educação, v. 19, p. 272-281, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121225 Acesso em: 26 jun. 2023.

PERES, Paula; PIMENTA, Pedro; Teorias e práticas de b-learning. Edições Sílabo. Lisboa, 2011.

SOUSA, Galdino Rodrigues de; BORGES, Eliane Medeiros; COLPAS, Ricardo Ducatti. Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na educação básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 5, n. 1, p. 146-169, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8883 Acesso em: 26 jun. 2023.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. aum. São Paulo: Cortez, 2005.

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

MACHADO , Gelsimar; RODRIGUES DE SOUSA, Galdino; BORGES , Eliane Medeiros. O uso do padlet nas aulas de Educação Física na Educação Básica: percepções dos estudantes. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.133595. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133595. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 3