Educação Física escolar e legitimidade:

reflexões a partir de ações de professores do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.131671

Resumo

A presente pesquisa, oriunda do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará (PIBIC-UFPA), teve como objetivo investigar o modo como docentes do ensino médio da Escola de Aplicação da UFPA atuam na cultura escolar em busca de reconhecimento para a disciplina de Educação Física e de um novo lugar para o corpo em suas práticas de escolarização. Metodologicamente, trata-se de um estudo de campo que foi efetivado na Escola de Aplicação da UFPA, a partir da perspectiva de dois docentes da instituição que atuam no ensino médio, tendo como fontes de análise os planejamentos de ensino e uma entrevista semiestruturada realizada com os professores. Em termos de quadro teórico, pode-se mencionar os estudos de Bracht (1999, 2005), Nóbrega (2005), Faria et al. (2010), Machado et al. (2010), Silva (2014) e Furtado et al. (2022). Apontou-se que as ações de valorização da relação teoria e prática, a compreensão da Educação Física como componente curricular da escola, a consideração de uma perspectiva ampliada de corpo e a efetivação crítica do planejamento ajudam a legitimar a Educação Física na ambiência escolar.




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Biografia do Autor

Renan Santos Furtado , Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2022. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. 

Jonas Gomes Pinheiro , Universidade Federal do Pará

Quilombola Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2022. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) na Linha Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais. Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), na linha de pesquisa "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Coordenador de Diversidade e Gênero da Associação dos Discentes Quilombolas (ADQ) da UFPA. 

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Publicado

10-04-2024

Como Citar

FURTADO, R. S.; PINHEIRO , J. G. Educação Física escolar e legitimidade: : reflexões a partir de ações de professores do ensino médio . Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.131671. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/131671. Acesso em: 23 abr. 2025.