Educação Física escolar e legitimidade:
reflexões a partir de ações de professores do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.131671Resumo
A presente pesquisa, oriunda do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará (PIBIC-UFPA), teve como objetivo investigar o modo como docentes do ensino médio da Escola de Aplicação da UFPA atuam na cultura escolar em busca de reconhecimento para a disciplina de Educação Física e de um novo lugar para o corpo em suas práticas de escolarização. Metodologicamente, trata-se de um estudo de campo que foi efetivado na Escola de Aplicação da UFPA, a partir da perspectiva de dois docentes da instituição que atuam no ensino médio, tendo como fontes de análise os planejamentos de ensino e uma entrevista semiestruturada realizada com os professores. Em termos de quadro teórico, pode-se mencionar os estudos de Bracht (1999, 2005), Nóbrega (2005), Faria et al. (2010), Machado et al. (2010), Silva (2014) e Furtado et al. (2022). Apontou-se que as ações de valorização da relação teoria e prática, a compreensão da Educação Física como componente curricular da escola, a consideração de uma perspectiva ampliada de corpo e a efetivação crítica do planejamento ajudam a legitimar a Educação Física na ambiência escolar.
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