A relação do alunado EJA com as tecnologias
uma perspectiva crítica da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.131358Palavras-chave:
EJA, TDICs, BNCC, educaçãoResumo
O presente trabalho analisa a inserção e a importância do uso das tecnologias no ambiente escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto na modalidade presencial quanto remota. Tem como premissa a necessidade de inserir o uso das Tecnologias Digitais e Comunicação (TDICs) no contexto educacional da EJA de forma relevante e crítica, promovendo o letramento digital e não apenas a comunicação entre as partes da sala de aula. Por isso, o presente trabalho ainda questiona a ausência da EJA e seu currículo dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), movimento que dificulta o desenvolvimento adequado das TDICs dentro da EJA. Para a realização do estudo, foi aplicado um questionário, no ano de 2022, com alunos do Ensino Médio, da modalidade EJA, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS). Foi constatado que o uso das tecnologias em sala de aula, apesar de acontecer, ainda ocorre de forma deficiente ao não abordar a totalidade das funções das TDICs para os alunos.
Downloads
Referências
ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. MODERNA. EJA Educação de jovens e adultos, 2020. Disponível em: https://www.moderna.com.br/anuario-educacao-basica/2021/eja-educacao-de-jovens-e-adultos.html. Acesso em: 14 mai. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BOCASANTA, Daiane Martins; RAPKIEWICZ, Clevi Elena. Letramento digital na Educação de Jovens e Adultos: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFRGS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.101050. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/101050. Acesso em: 28 mai. 2024.
CARVALHO, Kely Rejane Souza dos Anjos de; CARVALHO JUNIOR, Ciro Ferreira de; SANTOS, Jocyleia Santana dos; SOUSA, Graciene Reis de. Trajetória, avanços e perspectivas da EJA face à BNCC. Educação em Revista, Marília, v. 21, n. 2, p. 51-64, 2020.
CATELLI JR, Roberto. O não-lugar da Educação de Jovens e Adultos na BNCC. In: Educação é a Base? 23 Educadores Discutem a BNCC. CASSIO, Fernando; CATELLI JR., Roberto (orgs.). São Paulo: Ação Educativa, 2019.
COOMBS, Philip H.. A crise mundial da educação. São Paulo: Perspectiva. 1976.
FAVERO, Rute Vera Maria; CARDOSO, Raíssa Gabriella Wasem. A utilização das redes sociais na modalidade EJA. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2020.
FILHO, Antonio Inácio de Brilho; SOUSA, Erivan Coqueiro; SOUSA, Gilvan dos Santos. Reflexões sobre a educação de jovens e adultos e a nova BNCC: A urgente necessidade de reconstrução curricular voltada para a emancipação. In: SANTOS, Arlete Ramos dos Santos; COELHO, Lívia Andrade; OLIVEIRA, Júlia Maria da Silva. Educação e movimentos sociais: análises e desafios, Jundiaí [SP]: Paco Editorial, p 131, 146. 2019. Disponível em: https://editorialpaco.com.br/ebook/gratis/9788546215911.pdf. Acesso em: 30 abr. 2024.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças Costa. Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Faculdade de Educação. Belo Horizonte. 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/. Acesso em: 10 mai. 2024.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas. 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas. 1991.
JUSTIN, Larissa Camargo. Alfabetização Digital: construindo estratégias pedagógicas para os anos iniciais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/199186/001100595.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 05 mai. 2024.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: Teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 23. ed. Vozes: Rio de Janeiro, 2006.
LANZARIN, Jane. A terceira idade na EJA: O idoso e a tecnologia no ambiente escolar. 2016. Dissertação (Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias) – Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba, 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. Hucitec: São Paulo, 2010. 407 p.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2007.
PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Rio de Janeiro: WAK, 2014.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo. Contexto, 2017. E-book
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.