A relação do alunado EJA com as tecnologias

uma perspectiva crítica da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.131358

Palavras-chave:

EJA, TDICs, BNCC, educação

Resumo

O presente trabalho analisa a inserção e a importância do uso das tecnologias no ambiente escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto na modalidade presencial quanto remota. Tem como premissa a necessidade de inserir o uso das Tecnologias Digitais e Comunicação (TDICs) no contexto educacional da EJA de forma relevante e crítica, promovendo o letramento digital e não apenas a comunicação entre as partes da sala de aula. Por isso, o presente trabalho ainda questiona a ausência da EJA e seu currículo dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), movimento que dificulta o desenvolvimento adequado das TDICs dentro da EJA. Para a realização do estudo, foi aplicado um questionário, no ano de 2022, com alunos do Ensino Médio, da modalidade EJA, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS). Foi constatado que o uso das tecnologias em sala de aula, apesar de acontecer, ainda ocorre de forma deficiente ao não abordar a totalidade das funções das TDICs para os alunos.

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Biografia do Autor

Rute Vera Maria Favero, UFRGS

Departamento de Ciências Exatas - Área de Informática

Raíssa Gabriella Wasem Cardoso, UFRGS

Mestranda em Sociologia na UFRGS, professora na EMEF Getúlio Vargas, Sapucaia do Sul.

Stéfani Daniel Segabinazzi, UFRGS

Graduanda em Publicidade e propaganda na UFRGS, Analista de criação no escritório Andrade Maia

Referências

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Publicado

13-09-2024

Como Citar

FAVERO, R. V. M.; WASEM CARDOSO, R. G.; DANIEL SEGABINAZZI, S. A relação do alunado EJA com as tecnologias: uma perspectiva crítica da BNCC. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.131358. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/131358. Acesso em: 23 abr. 2025.