Caracterização da microbiota mesófila aeróbia de águas superficiais e subterrâneas da microbacia do Lajeado Suruvi

Autores

  • Roger Neto Schneider UFRGS
  • André Nadvorny UFRGS
  • Mônica Aparecida Aguiar dos Santos UFSC
  • Verônica Schmidt UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.17237

Palavras-chave:

Diversidade bacteriana, Dejetos suínos, Microrganismos mesófilos aeróbios

Resumo

A população microbiana mesófila em águas subterrâneas e superficiais em localidades onde há criação intensiva de suínos tem sido pouco estudada. Este estudo teve como objetivo analisar a diversidade de comunidades de mesófilos aeróbios de águas do rio Suruvi e seus afluentes de poços profundos em propriedades produtoras de suínos localizadas no município de Concórdia, estado de Santa Catarina. As cepas bacterianas foram classificadas de acordo com suas características microscópicas e por testes bioquímicos. Na análise morfológica, observou-se predomínio de colônias com elevação convexa, bordos inteiros, puntiforme, pigmentação ausente e opaca, em ambos os grupos amostrados (águas subterrâneas e superficiais). Observou-se um percentual de 13,7% e 39,9% de cepas bacterianas com características do grupo de bactérias entéricas nas águas subterrâneas e superficiais, respectivamente. Verificou-se que os índices de eqüitabilidade de águas subterrâneas (0,2199 a 0,5423) foram significativamente maiores (p=0,003) que aqueles observados em águas superficiais (0,1154 a 0,2273). Porém, o mesmo não foi observado em relação à diversidade (p>0,05). As águas superficiais apresentaram uma maior quantidade de bactérias mesófilas, inclusive o grupo das entéricas comparado com as águas de poços profundos, indicando maior suscetibilidade das coleções de superfície a alterações na microbiota.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roger Neto Schneider, UFRGS

André Nadvorny, UFRGS

 

 

 

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS/Brasil.

Mônica Aparecida Aguiar dos Santos, UFSC

Departamento de Construções Rurais, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Verônica Schmidt, UFRGS

 

 

 

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS/Brasil.

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Schneider, R. N., Nadvorny, A., Santos, M. A. A. dos, & Schmidt, V. (2018). Caracterização da microbiota mesófila aeróbia de águas superficiais e subterrâneas da microbacia do Lajeado Suruvi. Acta Scientiae Veterinariae, 36(1), 7–12. https://doi.org/10.22456/1679-9216.17237

Edição

Seção

Articles

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.