Fatores de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular em pacientes com depressão em um hospital do sul do Brasil

Caroline Uggeri Schuh, Fernanda Camboim Rockett, Patrícia Sauer, Paula Ruffoni Moreira, Michele Nunes Silveira, Vera Lúcia Bosa

Abstract


Introdução: A associação entre depressão e fatores de risco cardiovascular é recorrente. O aumento de risco em deprimidos está relacionado à fatores como obesidade, sedentarismo, dislipidemia, alcoolismo e tabagismo. O objetivo desse trabalho foi identificar a presença de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares em pacientes com quadro de depressão internados em um hospital do sul do Brasil.

Métodos: Estudo transversal que envolveu adultos de ambos os sexos internados por episódio depressivo. O estado nutricional foi avaliado pelas medidas antropométricas de peso, altura e circunferência da cintura. Um questionário foi aplicado englobando perfil sociodemográfico, histórico familiar de doenças, consumo de produtos de tabaco e de álcool, atividade física, além do questionário autoaplicável para medida da severidade da depressão. Para avaliação do risco cardiovascular global, foi calculado o escore de Framingham. O teste qui-quadrado de Pearson (χ2) foi utilizado para testar a associação entre as variáveis categóricas, considerando o nível de significância qunando p ≤ 0,05 e IC95%.

Resultados: Foram avaliados 54 indivíduos, predominantemente mulheres (n = 32), com idade média de 40,2 ± 10,8 anos. A depressão foi classificada como grave na maioria dos pacientes (n = 29). A hipercolesterolemia isolada associou-se positivamente ao escore de depressão leve. Sedentarismo e sobrepeso/obesidade estiveram presentes (81,5% e 66,7%). Percentual de risco obtido por meio do escore de Framingham foi encontrado em 42,9% dos indivíduos. Depressão leve associou-se positivamente aos pacientes com magreza/eutrofia.

Conclusões: Diversos fatores de risco cardiovascular foram encontrados, alertando para a importância do cuidado integral da saúde do paciente e avaliação destes indicadores.

Palavras-chave: Depressão; doenças cardiovasculares; fatores de risco; dislipidemias


Keywords


Depressão; doenças cardiovasculares; fatores de risco; dislipidemias



Copyright (c) 2020 Clinical & Biomedical Research

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:


 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.