Bioimpedância Elétrica e Antropometria na Avaliação Nutricional de Adolescentes com Sintomas de Ansiedade

Diane Cristina Fiaminghi, Vera Lúcia Bosa, Giovanni Abrahão Salum Jr., Gisele Gus Manfro, Ilaine Schuch

Abstract


Introdução: Algumas evidências apontam para uma associação positiva entre obesidade e sobrepeso com sintomas de ansiedade em crianças e adolescentes. No entanto, poucos estudos se dedicaram a estudar os métodos para a correta avaliação do estado nutricional em crianças ansiosas.

Objetivo: Comparar o perfil nutricional estimado por bioimpedância elétrica (BIA) e antropometria em adolescentes com sintomas de ansiedade.

Métodos: A amostra foi composta por 225 escolares com um alto nível de sintomas de ansiedade de ambos os sexos com idades entre 10 e 19 anos. A presença de sintomas de ansiedade foi avaliada pelo Auto-relato para Transtornos Relacionados à Ansiedade na Infância (SCARED-C) e a avaliação nutricional foi realizada através do peso, estatura, Índice de Massa Corporal (IMC), circunferência da cintura (CC), percentual de gordura corporal obtido através da bioimpedância elétrica (%GC-BIA) e percentual de gordura corporal obtido através de equações de predição que levam em conta as dobras cutâneas tricipital e subescapular (%GC-DC). Os métodos de avaliação nutricional foram correlacionados através do coeficiente de correlação produto-momento de Pearson. O nível de concordância entre o %GC-BIA e o %GC-DC foi medido através do coeficiente Kappa.

Resultados: As correlações entre todos os métodos foram estatisticamente significantes, com tamanho de efeito alto para as dobras cutâneas e moderadas a fortes para %GC-BIA com os outros métodos. Apesar disso, a concordância observada entre as medidas do %GC-BIA e o %GC-DC mostrou que há uma concordância satisfatória entre os métodos.

Conclusão: Embora mais estudos sejam necessários, controlando as diferenças entre os métodos em população não ansiosa, a bioimpedância elétrica pode ser uma boa alternativa, em relação aos métodos antropométricos, na avaliação nutricional de adolescentes com sintomas de ansiedade.

 

 


Keywords


Avaliação nutricional; Bioimpedância elétrica; Antropometria; Adolescentes; Ansiedade.



Copyright (c)



ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:

  

 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.