Avaliação da correlação de sorologia e teste de ácido nucleico em doadores de sangue reagentes para o vírus da imunodeficiência humana

Autores

  • Laura Vicedo Jacociunas Curso de Biomedicina do Centro Universitário Metodista (IPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Cristine Blume Brietzke Serviço de Hemoterapia do Laboratório Marques Pereira. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Thiago Ferreira D'Avila Curso de Biomedicina do Centro Universitário Metodista (IPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Deborah Veiga Santos Serviço de Hemoterapia do Laboratório Marques Pereira. Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Sorologia, NAT, HIV, segurança transfusional, hemoterapia

Resumo

Introdução: As transfusões sanguíneas começaram a ser realizadas no Brasil no século XX como forma de tratamento terapêutico. Com a descoberta do vírus HIV, a segurança do sangue doado passou a ser prioritária. Assim, candidatos à doação de sangue são submetidos a uma triagem clínica e sorológica, além do teste de ácido nucleico (NAT), obrigatório desde 2014 nos bancos de sangue.

Métodos: Estudo retrospectivo através da análise de dados dos doadores de sangue de um Serviço de Hemoterapia em Porto Alegre/RS, nos anos de 2015 a 2017. Avaliando resultados sorológicos e da técnica NAT para HIV.

Resultados: Das 28.625 amostras de usuários do serviço de hemoterapia, 41 (0,14%) foram reagentes para o HIV e 21 (0,07%) foram reagente para o teste NAT.  Estes dados demonstram uma reatividade duas vezes maior nas amostras de bolsas testadas sorologicamente quando comparadas com a metodologia utilizada no NAT.

Discussão: O avanço científico e tecnológico tem auxiliado no que se refere a redução dos riscos de transmissão de doenças infecto-contagiosa por transfusão sanguínea. O teste NAT teve um acréscimo significativo na pesquisa dos vírus para a segurança na liberação de hemocompoentes. O teste foi introduzido nas rotinas de banco de sangue no intuito de reduzir o período de janela imunológica quando comparado aos testes sorológicos, fato este não observado nos anos de coleta de dados no Serviço de Hemoterapia referido neste estudo.

 

Palavras-chave: Sorologia; NAT; HIV; segurança transfusional; hemoterapia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-19

Como Citar

1.
Jacociunas LV, Brietzke CB, D’Avila TF, Santos DV. Avaliação da correlação de sorologia e teste de ácido nucleico em doadores de sangue reagentes para o vírus da imunodeficiência humana. Clin Biomed Res [Internet]. 19º de fevereiro de 2019 [citado 28º de março de 2024];38(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/86556

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)