Ocorrência de pessoas infectadas pelo HIV que realizam tratamento com antirretroviral em uma cidade do sul do Brasil: Um desafio aos profissionais de saúde

Autores

  • Bruna Fernandes Brunetta Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
  • Rafael de Lima Miguel Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC http://orcid.org/0000-0001-8161-3383
  • Emily Albuquerque Raitz Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
  • Rosiléia Marinho de Quadros Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC http://orcid.org/0000-0003-2801-0289

Palavras-chave:

Vírus, AIDS, imunodeficiência humana, antirretroviral

Resumo

Introdução: A utilização da terapia com antirretroviral (TARV) é um dos maiores desafios para o sucesso do tratamento para HIV/AIDS, uma vez que é uma das ferramentas contra a pandemia, possibilitando a melhoria da qualidade de vida e longevidade da população infectada. O objetivo deste trabalho foi verificar a ocorrência de pessoas infectadas com o HIV que faziam tratamento com TARV.

Métodos: O estudo foi realizado para verificar a ocorrência de pessoas infectadas com o HIV notificadas entre os anos de 2006 a 2016 que faziam tratamento com TARV, através das informações do Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Resultados: Dos 715 pacientes notificados desde o ano de 2006, 597 (83,5%) faziam o uso de TARV e 118 (16,5%) abandonaram a terapia. Com relação ao perfil dos infectados, o maior número de notificações de HIV eram do sexo masculino (54,83%), com idades entre 25 a 29 anos (56%) dos casos.

Conclusão: Os dados apresentados no estudo mostram que algumas pessoas infectadas com HIV não dão continuidade ao tratamento, isso gera preocupação uma vez que mascara a realidade da infecção pelo vírus e diante deste cenário deve ocorrer o incentivo dos órgãos competentes para que registre os casos ocorrentes. Os profissionais de saúde nos seus mais diversos segmentos devem incentivar a utilização do TARV e notificar e acompanhar as pessoas que não retiram e não utilizam a medicação, e que sejam mais direcionadas as medidas de prevenção.

Palavras chave: Vírus; AIDS; imunodeficiência humana; antirretroviral

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Fernandes Brunetta, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Curso de Biomedicina - UNIPLAC

Rafael de Lima Miguel, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Curso de Biomedicina - UNIPLAC

Emily Albuquerque Raitz, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Curso de Biomedicina - UNIPLAC

Rosiléia Marinho de Quadros, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Curso de Biomedicina

Downloads

Publicado

2019-08-20

Como Citar

1.
Brunetta BF, Miguel R de L, Raitz EA, de Quadros RM. Ocorrência de pessoas infectadas pelo HIV que realizam tratamento com antirretroviral em uma cidade do sul do Brasil: Um desafio aos profissionais de saúde. Clin Biomed Res [Internet]. 20º de agosto de 2019 [citado 29º de março de 2024];39(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/86243

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.