Portugal, Educação Artística, Arte/Educação, Brasil

Autores

  • Umbelina Maria Duarte Barreto UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.89349

Palavras-chave:

Ensaio visual. Discurso educativo. Epistemologias da arte.

Resumo

Este Ensaio visual com referência ao VII Congresso Matéria-Prima realizado em Lisboa, Portugal, em 2018, propõe uma reflexão que inicia com uma pergunta que funciona como uma chave de abertura. O questionamento do discurso educativo e o levantamento de epistemologias da arte constituem o desenvolvimento desse ensaio. A sua exposição está mediada por uma seleção que atende a alguns objetivos traçados a partir do tema do Congresso: Transformar, criar, desafiar. Focaliza uma relação Brasil/Portugal enfatizando a Arte/educação e a Educação artística, como nomenclaturas utilizadas em um e em outro país. Relaciona algumas semelhanças e diferenças nas práticas de ensino da arte apresentadas no Congresso como uma das possibilidades da reflexão realizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Umbelina Maria Duarte Barreto, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS, Brasil

Professora Aposentada do Instituto de Artes da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE) -PPGEDU da Faculdade de Educação da UFRGS. Graduada em Artes Plásticas/ Habilitação Desenho e Pintura pela UFRGS. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutora em Educação pela UFRGS. Possui experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Desenho e Pintura e tem realizado produção regular em poéticas visuais com exposições no Brasil e no Exterior. Na pesquisa tem atuado em ensino e pesquisa na linguagem do desenho e ensino e pesquisa em Semiótica Discursiva. Tem realizado pesquisas na área de Semiótica, Filosofia da Linguagem e Epistemologia da Arte.

Referências

GUIMARÃES, Alexandre H. Monteiro; FRADE, Isabela Nascimento. Espaço Crítico: Discursividades sobre a (In)visibilidade Indigena na Escola. In: Atas do VII Congresso Matéria-Prima. Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018. p.56-73.

HOFSTAETTER, Andrea.Por materiais didáticos propositivos e poéticos. In: Atas do VII Congresso Matéria-Prima.Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018. p. 149-159.

PESSANHA, Ana Maria A.; SIMÕES, Anabela V. De Freitas. Exploração do Corpo em Movimento aplicando várias Formas e Técnicas de Expressão. In: Atas do VII Congresso Matéria-Prima. Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018. p. 89-102.

PRATES, Ana Isabel De Sousa; LIMA, Inês Azinhais de. Desenvolver a expressividade e gesto na aula de Desenho-A. In: Atas do VII Congresso Matéria-Prima.Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018. p. 83-88.

PRAZERES, Ana Cristina Rodrigues; MOREIRA, António Lopes. A participação em concursos e a colaboração com entidadeslocais como motivação para a aprendizagem. In: Atas do VII Congresso Matéria-Prima. Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018. p.74-82.

QUEIROS, João Paulo (Org.). Atas do VII Congresso Matéria-Prima. Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018. http://congressomateria.fba.ul.pt

SANCHES, Ana; ANDRADE, Bruno. Iluminuras — Ilustração de Cantigas de amigo, amor e de escárnio e maldizer. In: Atas do VII Congresso Matéria-Prima.Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018. p. 114-121.

SIEBERT, Emanuele Cristina. Exposições escolares em Portugal: A prática na contemporaneidade sob um olhar histórico. In: Atas do VII Congresso Matéria-Prima.Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018. p. 264-274.

SILVA, Maria Cristina Da R. Fonseca Da; SHAH, Jaymini Pravinchandra. O ato criador como práxis arte/educativa na formação de professores de artes visuais. In: Atas do VII Congresso Matéria-Prima.Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018. p. 480-493.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

BARRETO, U. M. D. Portugal, Educação Artística, Arte/Educação, Brasil. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.89349. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/89349. Acesso em: 29 mar. 2024.