Ensino de arte na perspectiva da Somaestética

Luciana Mourão Arslan

Resumo


O artigo apresenta uma proposta de metodologia de Ensino de Arte de Artes Visuais que considera como fundamental os aspectos somáticos (corporais). Esta proposta, a Somaestética, retoma a ideia da Estética como ciência dedicada às dimensões sensoriais e atualiza a concepção de "experiência" de Dewey(1859-1952).A reflexão sobre a experiência estética, a partir da perspectiva da Somaestética, propicia que estudantes e professores valorizem opções culturais e artísticas mais amplas - considerando as experiências estéticas mais próximas da vida cotidiana e que se relacionam com prazeres corporais. 


Palavras-chave


Corpo. Soma. Somaestética. Ensino de arte. Experiência estética.

Texto completo:

PDF

Referências


ARSLAN, L.M. Formação e trabalho em artes visuais: a sobrevivência do artista. In: ARSLAN, L.M.; Melo, R.M (org). Artes visuais e educação: ensino e formação. Uberlândia: EDUFU, 2007.

PAREYSON, L. Estética: Teoria da formatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

SHINER, L. La invención del arte: una historia cultural. Madrid: Paidós, 2001.

SHUSTERMAN, R. Arte e Religião. Revista Redescrições – Revista online do GT de Pragmatismo e Filosofia Americana da ANPOF. Ano 3, Número 3, 2012. Disponível em: . Acesso em: 19 dez. 2018.

SHUSTERMAN, R. The invention of Pragmatist Aesthetics: Genealogical Reflections on a notion and a name. In: MALECKI, W. Practicing Pragmatist aesthetics: critical Perspectives on the Arts. Amsterdam-New York: Editions Rodopi B.V, 2014.

SHUSTERMAN, R. Vivendo a arte: o pensamento pragmatista e a estética popular. São Paulo: Editora 34, 1998.

SHUSTERMAN, Richard. Performing life: aesthetic alternatives for the ends of art. New York: Cornell University Press, 2000.

SHUSTERMAN, Richard. The MWS Podcast 67: Richard Shusterman on Somaesthetics and the Middle Way. The Middle Way Society, 2015. Podcast. 01:07:56. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2018.




DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.86517

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


       

 

 

 

Revista GEARTE

ISSN 2357-9854 | e-ISSN 2596-3198 | Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

http://www.seer.ufrgs.br/gearte

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.