Criatividade em arte-educação: interseção entre design, cultura visual e justiça social

Autores

  • Flavia Bastos University of Cincinnati
  • Enid Zimmerman Indiana University

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.75178

Palavras-chave:

Cultural Visual. Design. Criatividade. Justiça Social.

Resumo

Neste artigo, discutimos e ilustramos com exemplos práticos que a criatividade pode ser utilizada no ensino da arte para promover a justiça social por meio de uma interpretação atualizada da cultura visual e do conteúdo do design, que é inclusivo e emancipatório por natureza. Duas experiências no ensino superior de como a pesquisa e o ensino podem promover o aprendizado criativo dentro de uma concepção contemporânea de ensino de arte, design e cultura visual são examinadas, incluindo o desenvolvimento de habilidades em pesquisa em design e no ensino de cultura visual. Esses relatos esclarecem como a pesquisa criativa e a pedagogia podem se conectar com educação e justiça social em salas de aula da educação básica e outras configurações educacionais, concluindo que pela interseção entre o design, a cultura visual e a criatividade, os arte-educadores podem transformar a injustiça em criação de um interconectado mundo de tolerância, apoio e equidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Bastos, University of Cincinnati

Art Education, School of Art

Enid Zimmerman, Indiana University

Art Education, School of Education

Referências

BASTOS, Flávia C. Making the familiar strange: a framework for CBAE practice. In: GAUDELIUS, Yvonne; SPEIRS, Peg. (Eds.). Contemporary issues in art education. New Jersey: Prentice Hall, 2002. p. 70-83.

BASTOS, Flávia C.; ZIMMERMAN, Enid. (Eds.). Connecting creativity research and practice in art education. Reston: National Art Education Association, 2015.

BORRIAUD, Nicolas. Relational aesthetics. Paris: Les Presses du Réel, 2002.

DUNCUM, Paul. Visual culture: Developments, definitions, and directions for art education. Studies in Art Education, v. 42, n. 2, p. 101-112, 2001.

ERTMER, Peggy A.; RUSSELL, James D. Using case studies to enhance instructional design education. Educational Technology, v. 35, n. 4, p. 23-31, 1995.

FREEDMAN, Kerry. Teaching visual culture. New York: Teachers College, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogy of the oppressed. New York: Continuum, 2006/1970.

GAROIAN, Charles R.; GAUDELIUS, Yvonne M. The spectacle of visual culture. Studies in Art Education, v. 45, n. 4, p. 298-312, 2004.

GEE, James Paul. Learning by design: good video games as learning machines. E-Learning, v. 2, n. 1, p. 5-16, 2005.

HICKS, Laurie E. Infinite and finite games: play and visual culture. Studies in Art Education, v. 45, n. 4, p. 285-297, 2004.

KIM, Kyung Hee. The creativity crisis: The decrease in creative thinking scores on the Torrance Tests of Creative Thinking. Creativity Journal, v. 23, n. 4, p. 285-295, 2011.

KNOCHEL, Aaron D.; PATTON, Ryan M. As we may publish: Digital scholarship and future(s) of art education. International Journal of Education Through Art, v. 10, n. 3, 269-285, 2014.

SHAPIRO, Jordan. Games on the classroom: what the research says. The Mindshift Guide to Digital Games and Leaning, June, 27, s/n, 2014.

STANKIEWICZ, Mary Ann. A dangerous business: Visual culture theory and education policy. Arts Education Policy Review, v. 105, n. 6, p. 5-13, 2004.

ZIMMERMAN, Enid. Presences and absences: an analysis of recent creativity research in art education. In J. CHAN, J.; THOMAS, K. Handbook of Research on Creativity. Cheltenham/UK: Edward Elgar, 2013. p. 48-65.

ZIMMERMAN, Enid. The climate of creativity. School ARTS Digital, January 2014, p. 11. Disponible: http://www.schoolartsdigital.com/i/218040. Acess: June 25, 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

BASTOS, F.; ZIMMERMAN, E. Criatividade em arte-educação: interseção entre design, cultura visual e justiça social. Revista GEARTE, [S. l.], v. 4, n. 3, 2017. DOI: 10.22456/2357-9854.75178. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/75178. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Design e Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais