Criatividade em arte-educação: interseção entre design, cultura visual e justiça social
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.75178Palavras-chave:
Cultural Visual. Design. Criatividade. Justiça Social.Resumo
Neste artigo, discutimos e ilustramos com exemplos práticos que a criatividade pode ser utilizada no ensino da arte para promover a justiça social por meio de uma interpretação atualizada da cultura visual e do conteúdo do design, que é inclusivo e emancipatório por natureza. Duas experiências no ensino superior de como a pesquisa e o ensino podem promover o aprendizado criativo dentro de uma concepção contemporânea de ensino de arte, design e cultura visual são examinadas, incluindo o desenvolvimento de habilidades em pesquisa em design e no ensino de cultura visual. Esses relatos esclarecem como a pesquisa criativa e a pedagogia podem se conectar com educação e justiça social em salas de aula da educação básica e outras configurações educacionais, concluindo que pela interseção entre o design, a cultura visual e a criatividade, os arte-educadores podem transformar a injustiça em criação de um interconectado mundo de tolerância, apoio e equidadeDownloads
Referências
BASTOS, Flávia C. Making the familiar strange: a framework for CBAE practice. In: GAUDELIUS, Yvonne; SPEIRS, Peg. (Eds.). Contemporary issues in art education. New Jersey: Prentice Hall, 2002. p. 70-83.
BASTOS, Flávia C.; ZIMMERMAN, Enid. (Eds.). Connecting creativity research and practice in art education. Reston: National Art Education Association, 2015.
BORRIAUD, Nicolas. Relational aesthetics. Paris: Les Presses du Réel, 2002.
DUNCUM, Paul. Visual culture: Developments, definitions, and directions for art education. Studies in Art Education, v. 42, n. 2, p. 101-112, 2001.
ERTMER, Peggy A.; RUSSELL, James D. Using case studies to enhance instructional design education. Educational Technology, v. 35, n. 4, p. 23-31, 1995.
FREEDMAN, Kerry. Teaching visual culture. New York: Teachers College, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of the oppressed. New York: Continuum, 2006/1970.
GAROIAN, Charles R.; GAUDELIUS, Yvonne M. The spectacle of visual culture. Studies in Art Education, v. 45, n. 4, p. 298-312, 2004.
GEE, James Paul. Learning by design: good video games as learning machines. E-Learning, v. 2, n. 1, p. 5-16, 2005.
HICKS, Laurie E. Infinite and finite games: play and visual culture. Studies in Art Education, v. 45, n. 4, p. 285-297, 2004.
KIM, Kyung Hee. The creativity crisis: The decrease in creative thinking scores on the Torrance Tests of Creative Thinking. Creativity Journal, v. 23, n. 4, p. 285-295, 2011.
KNOCHEL, Aaron D.; PATTON, Ryan M. As we may publish: Digital scholarship and future(s) of art education. International Journal of Education Through Art, v. 10, n. 3, 269-285, 2014.
SHAPIRO, Jordan. Games on the classroom: what the research says. The Mindshift Guide to Digital Games and Leaning, June, 27, s/n, 2014.
STANKIEWICZ, Mary Ann. A dangerous business: Visual culture theory and education policy. Arts Education Policy Review, v. 105, n. 6, p. 5-13, 2004.
ZIMMERMAN, Enid. Presences and absences: an analysis of recent creativity research in art education. In J. CHAN, J.; THOMAS, K. Handbook of Research on Creativity. Cheltenham/UK: Edward Elgar, 2013. p. 48-65.
ZIMMERMAN, Enid. The climate of creativity. School ARTS Digital, January 2014, p. 11. Disponible: http://www.schoolartsdigital.com/i/218040. Acess: June 25, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.