Por que aprender cinema no hospital? Experimentações com a sétima arte em contexto não formal de educação

Autores

  • Adriana Fresquet Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
  • Fernanda Omelczuk Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.66992

Palavras-chave:

Cinema e educação. Cinema no hospital. Pedagogia hospitalar.

Resumo

O artigo tem como objetivo compartilhar algumas ressonâncias da aprendizagem de cinema no contexto hospitalar a partir do que identificamos como quatro potências: psicopedagógica, estética, ética e sociopolítica. Essas potências permitem-nos pensar tanto a experiência particular da qual partimos, como sinalizam a possibilidade de articulação entre os campos da Pedagogia Hospitalar, Classe Hospitalar e Ensino da Arte. Os conceitos de cinema, atividade criadora, aprendizagem da arte e educação no hospital que sustentam o trabalho estão em diálogo com Alain Bergala, Ana Mae Barbosa, Adriana Fresquet, Lev Vygotsky, Regina Fontes, dentre outros. Destacamos como reflexões futuras que, nesse contexto, os referenciais que trazemos mostram seus limites e nos impelem na invenção de outros enunciados para a Educação, para o fazer do professor, para o aprender e para as subjetividades.

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Biografia do Autor

Adriana Fresquet, Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Programa de Pós-Graduação em Educação (FE/UFRJ). Coordena o grupo de pesquisa Currículo e Linguagem Cinematográfica na Educação Básica do Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual (LECAV). É membro fundador da Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Coordena a coleção Alteridade e Criação da Editora Autêntica, inaugurada com os livros Cinema e Educação e Godard e Educação e da coleção Cinema e Educação da Editora Booklink/UFRJ junto ao Hernani Heffner (MAM-Rio/PUC-Rio). 

Fernanda Omelczuk, Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Doutora em Educação e professora substituta da Faculdade de Educação (FE/UFRJ). Membro do grupo de pesquisa CINEAD (Cinema para Aprender e Desaprender), do Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual (LECAV) da UFRJ.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

FRESQUET, Adriana; OMELCZUK, Fernanda. Por que aprender cinema no hospital? Experimentações com a sétima arte em contexto não formal de educação. Revista GEARTE, [S. l.], v. 3, n. 3, 2016. DOI: 10.22456/2357-9854.66992. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/66992. Acesso em: 29 jul. 2025.

Edição

Seção

Artes Visuais em espaços não formais de educação