Por que aprender cinema no hospital? Experimentações com a sétima arte em contexto não formal de educação
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.66992Palavras-chave:
Cinema e educação. Cinema no hospital. Pedagogia hospitalar.Resumo
O artigo tem como objetivo compartilhar algumas ressonâncias da aprendizagem de cinema no contexto hospitalar a partir do que identificamos como quatro potências: psicopedagógica, estética, ética e sociopolítica. Essas potências permitem-nos pensar tanto a experiência particular da qual partimos, como sinalizam a possibilidade de articulação entre os campos da Pedagogia Hospitalar, Classe Hospitalar e Ensino da Arte. Os conceitos de cinema, atividade criadora, aprendizagem da arte e educação no hospital que sustentam o trabalho estão em diálogo com Alain Bergala, Ana Mae Barbosa, Adriana Fresquet, Lev Vygotsky, Regina Fontes, dentre outros. Destacamos como reflexões futuras que, nesse contexto, os referenciais que trazemos mostram seus limites e nos impelem na invenção de outros enunciados para a Educação, para o fazer do professor, para o aprender e para as subjetividades.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, SP: Papirus, 1993.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, DF, 1994. (Mensagem especial; v. 1)
CECCIM, Ricardo; FONSECA, Eneida. Atendimento pedagógico-educacional hospitalar: promoção do desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança hospitalizada. Temas sobre desenvolvimento, São Paulo, v. 7, n. 42, p. 24-36, 1999.
COHN, Greice. O ensino contemporâneo da arte e a hipótese de Bergala: diálogos e convergências. Pro-Posições, Campinas, v. 24, n. 1 (70), p.179-199, jan./abr. 2013.
COMOLLI, Jean. Ver e poder: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
FONTES, Regina. Da classe à pedagogia hospitalar: a educação para além da escolarização. LINHAS, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 72- 92, jan./jun. 2008.
FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. 1. ed., Rio de Janeiro: Autêntica, 2013.
FRESQUET, Adriana (Org.). Currículo de cinema para escolas de educação básica. 2013. Disponível em: . Acesso em: 8 jul. 2016.
FRESQUET, Adriana. (Org.). Cinema e educação: a lei 13006: reflexões, perspectivas e propostas. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
FRESQUET, Adriana et al. Proposta do Grupo de Trabalho Cinema Escola sobre Formação Docente. In: CINEOP, MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO, 11, Ouro Preto. 2016. Cinema Patrimônio. Junho 2016. Ouro Preto: Universo, 2016.
MIGLIORIN, Cezar et al. (Coord.). Inventar com a diferença: cinema e direitos humanos. Universidade Federal Fluminense; Secretaria de Direitos Humanos e Ministério da Cultura. Niterói: UFF, 2014. Disponível em: <http://www.inventarcomadiferenca.org/sites/default/files/arquivos/Inventar_com_a_Diferenca_UFF.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2016.
OMELCZUK, Fernanda. O que se aprende quando se aprende cinema no hospital? Rio deJaneiro: UFRJ, 2016. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
PASOLINI, Pier P. Os jovens infelizes. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.
PAULA, Ercília. Educação, diversidade e esperança: a práxis pedagógica no contexto da escola hospitalar. Salvador: UFBA, 2005. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.
REY, Fernando. Comunicación, personalidad y desarrollo. Editorial Pueblo y Educación: La Habana, 1995.
TAAM, Regina. Assistência pedagógica à criança hospitalizada. Niterói: UFF, 2000. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2000.
VYGOTSKY, Lev. Imaginación y creación en la edad infantil. Lanús Oeste: Nuestra América, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.