Alfabetização audiovisual e pedagogia das imagens

Autores

  • Juliana Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS
  • Maria Carmen Silveira Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.58961

Palavras-chave:

Alfabetização Audiovisual. Pedagogia das Imagens. Cinema e Educação. / Audio visual literacy. Pedagogy of images. Cinema and education.

Resumo

O artigo apresenta um trabalho desenvolvido na disciplina de Arte do ensino fundamental de uma escola pública no Município de Porto Alegre permeado pelas ações do Programa de Alfabetização Audiovisual, fazendo uma reflexão acerca da alfabetização audiovisual a partir da possibilidade de uma pedagogia das imagens. A pergunta investigativa que o direciona buscou conhecer de que forma os estudantes se apropriaram dos modos de fazer do cinema por meio da fruição dos trechos postos em relação, estabelecendo assim um diálogo entre as imagens em movimento observadas na tela e as imagens filmadas por eles nos processos de produção. Discorreremos também sobre a possibilidade de uma alfabetização audiovisual através de uma pedagogia das imagens, partindo da premissa de perguntar e responder com imagens.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), é mestranda da linha de pesquisa Estudos sobre as Infâncias, sob orientação da Profª Dr Maria Carmen Silveira Barbosa, tendo sua pesquisa voltada para as intersecções entre cinema e educação, cinema e infância, cinema e sala de aula. Atuou de 2012 a 2015 como bolsista do Programa de Alfabetização Audiovisual.

Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo GEEMPA (1984) e em Problemas no Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lidia Coriat (1995), mestre em Planejamento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutora pela Universitat de Vic, Catalunya, Espanha (2013). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias. Atua como coordenadora do projeto de extensão da UFRGS Programa de Alfabetização Audiovisual, desde 2011.

Downloads

Publicado

2015-11-25

Como Citar

COSTA, J.; BARBOSA, M. C. S. Alfabetização audiovisual e pedagogia das imagens. Revista GEARTE, [S. l.], v. 2, n. 3, 2015. DOI: 10.22456/2357-9854.58961. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/58961. Acesso em: 16 abr. 2024.