Ensaio Visual: Escolinha de Arte de São Paulo em três capítulos Primeiro Capítulo: Sequencialidade
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.57027Palavras-chave:
História. Escolinhas de Arte. Ideação e Construção. / History. Little School of Art. Ideation and ConstructionResumo
Neste ensaio visual, apresentamos a Escolinha de Arte de São Paulo, uma experiência no campo de ensino da Arte que durou pouco, de março de 1968 a junho de 1971. Foi um laboratório de pesquisa para as teorias da época e de práticas antecipatórias como a ideia de ensinar todas as Artes, através de um só professor e de interdisciplinarizar as Artes ensinadas por diferentes professores especializados reunidos em torno de uma situação-problema comum a todos. Éramos contra a separação entre conteúdo e forma, por isso não dávamos temas, mas provocávamos situações problematizadoras. A observação direta de cada criança nos levava a estudar a sequencialidade de sua construção gráfica. Os estudantes eram orientados no sentido da busca da forma adequada para a ideia. O julgamento era feito por eles próprios. Portanto, persistir tentando era um hábito assim como a experimentação com diferentes materiais associados a jogo de luz com lanternas e a construção gráfica de equivalentes configuracionais aos resultados obtidos. Frequentes associações cognitivas e visuais, da Arte com o Design e da Arte com imagens de outras mídias, eram feitas através de diálogos críticos e questionadores não só gráficos e plásticos, mas verbais também. Aqui apresentamos o primeiro de três capítulos pelos quais daremos a conhecer essa experiência de 45 anos atrás.
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