Ensaio Visual: Escolinha de Arte de São Paulo em três capítulos Primeiro Capítulo: Sequencialidade

Autores

  • Ana Mae Barbosa Universidade de São Paulo - USP - São Paulo/SP
  • Sidiney Peterson Ferreira de Lima Universidade Estadual Paulista - UNESP - São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.57027

Palavras-chave:

História. Escolinhas de Arte. Ideação e Construção. / History. Little School of Art. Ideation and Construction

Resumo


Neste ensaio visual, apresentamos a Escolinha de Arte de São Paulo, uma experiência no campo de ensino da Arte que durou pouco, de março de 1968 a junho de 1971. Foi um laboratório de pesquisa para as teorias da época e de práticas antecipatórias como a ideia de ensinar todas as Artes, através de um só professor e de interdisciplinarizar as Artes ensinadas por diferentes professores especializados reunidos em torno de uma situação-problema comum a todos. Éramos contra a separação entre conteúdo e forma, por isso não dávamos temas, mas provocávamos situações problematizadoras. A observação direta de cada criança nos levava a estudar a sequencialidade de sua construção gráfica. Os estudantes eram orientados no sentido da busca da forma adequada para a ideia. O julgamento era feito por eles próprios. Portanto, persistir tentando era um hábito assim como a experimentação com diferentes materiais associados a jogo de luz com lanternas e a construção gráfica de equivalentes configuracionais aos resultados obtidos. Frequentes associações cognitivas e visuais, da Arte com o Design e da Arte com imagens de outras mídias, eram feitas através de diálogos críticos e questionadores não só gráficos e plásticos, mas verbais também. Aqui apresentamos o primeiro de três capítulos pelos quais daremos a conhecer essa experiência de 45 anos atrás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Mae Barbosa, Universidade de São Paulo - USP - São Paulo/SP

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1960), mestrado em Art Education pela Southern Connecticut State College (1974) e doutorado em Humanistic Education pela Boston University (1978). Atualmente é Professora Titular aposentada da Universidade de São Paulo e professora da Universidade Anhembi Morumbi. Foi presidente da International Society for Education through Art (InSEA), da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP. Tem livros e artigos publicados em diversos países. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte/Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino da Arte e contextos metodológicos, História do Ensino da Arte e do Desenho, Ensino do Design, Administração de Arte, Multiculturalidade, Estudos de Museus de Arte e Estudos Visuais. 

Sidiney Peterson Ferreira de Lima, Universidade Estadual Paulista - UNESP - São Paulo/SP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, 2010), mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2014). Experiência na área de Educação, Educação em Museus e Mediação Cultural. Tem desenvolvido pesquisas com foco na história do ensino de artes e na formação de arte/educadores no Brasil.

Downloads

Publicado

2015-08-15

Como Citar

BARBOSA, A. M.; LIMA, S. P. F. de. Ensaio Visual: Escolinha de Arte de São Paulo em três capítulos Primeiro Capítulo: Sequencialidade. Revista GEARTE, [S. l.], v. 2, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/2357-9854.57027. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/57027. Acesso em: 19 jun. 2025.