O livro como objeto predisposto à interdisciplinaridade

Autores

  • Paula Mastroberti Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.47928

Palavras-chave:

Livro infantil e juvenil, suportes de leitura, artes gráficas, design, ilustração.

Resumo

O artigo trata do livro como objeto estético e comunicativo, suporte ambíguo para conteúdos culturais e objeto cultural ele mesmo.Parto deduas metáforas, janela e borboleta, para localizá-lo em relação à história da imprensa,das artes gráficas (ilustração) e aos novos contextos culturais midiáticos. Assim, defendo uma mediação interdisciplinar do livro ilustrado e da escrita como arte liberta do ensino técnico da língua.O livro literário, sobretudo o ilustrado, pode e deve ser incorporado ao leitor na ambiência da arte, como um objeto de consumo conspícuo e ao mesmo tempo inventivo. É na emancipação da leitura da escritura como arte, que se formamos verdadeiros operadores e agentes da cultura, não importa qual a linguagem ou mídia. Para produzir estas reflexões, servi-me de uma ampla grade teórica, envolvendo as áreas da Filosofia (Jacques Derrida), da Comunicação ou Design (Philip Meggs e Alston Purvis), da História (Robert Darnton) e da sociologia (Gisela Taschner), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Mastroberti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS

Paula Mastroberti nasceu em 1962, em Porto Alegre, RS. É escritora, artista plástica, ilustradora e quadrinista premiada, entre outros, com dois Troféus Açorianos (Cinderela: uma biografia autorizada, Melhor Livro Infanto-Juvenil e Os sapatinhos vermelhos, Melhor Ilustração); Troféu Jabuti (Heroísmo de Quixote, Categoria Juvenil) e Selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil. Em 2012, foi um dos três brasileiros selecionados pelo Goethe Institut para participar do Projeto Osmose, um intercâmbio cultural que resultou numa publicação bilíngue de seis contos gráficos, em conjunto com três autores alemães. Atualmente, além de sua produção artística e literária, é Professora do Departamento de Artes Visuais da UFRGS, atuando na área da Arte/Educação.

Downloads

Publicado

2014-08-28

Como Citar

MASTROBERTI, P. O livro como objeto predisposto à interdisciplinaridade. Revista GEARTE, [S. l.], v. 1, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/2357-9854.47928. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/47928. Acesso em: 16 abr. 2024.