Errar – Partilhar - Aprender. O ensino transdisciplinar e holístico através de técnicas das Artes Visuais (experiências em quatro continentes)

Ângela Saldanha, Teresa Torres de Eça

Resumo


A Viagem como processo de partilha de conhecimento, revela-se, para as autoras, num método de encontro com o Outro. Uma forma de compreensão e de experimentação de práticas educativas, com a utilização de ferramentas inerentes às Artes Visuais (Arte Contemporânea). Neste artigo, são compartilhadas quatro práticas transdisciplinares realizadas em diferentes continentes (Europa – Portugal; Ásia – Hong Kong; América – Brasil; África – Nigéria), tendo como base, principalmente, as Walking Pedagogies e exercícios realizados participativamente e colaborativamente entre todos os participantes, tendo em conta o meio onde se encontram. 

 


Palavras-chave


Viagem. Walking Pedagogies. Ensino formal e informal. Transdisciplinaridade. Arte Contemporânea.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Manoel de. Poesia completa. Lisboa: Relógio D’Água, 2016.

BRETON, André. Manifeste du Surréalisme. Paris: Gallimard, 1924.

CAMPOS, Álvaro. Antologia poética: poemas escolhidos. Lisboa: Bertrand, 2016.

CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

DEBORD, Guy. Introduction à une critique de la géographie urbaine. Les Lèvres Nues, Antuérpia, n. 6, 1955.

DEBORD, Guy. Théorie de la dérive. Les Lèvres Nues, Antuérpia, n. 9, 1956.

ECO, Umberto. Obra aberta. Lisboa: Relógio D’Água, 2016.

MOURÃO, Rui. Ensaio de artivismo. Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, 2014.

SALDANHA, Ângela; PARDIÑAS, Maria J.; EÇA, Teresa; TRIGO, Cristina. (Eds.). Risks and Opportunities for Visual Art Education. In: Europe. ed. 1, ISBN: 978-989-99073-2-4. Lisboa: APECV, 2015.

SMITH, Keri. The wander society. New York: Penguin Books, 2016.




DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.100762

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

 

Revista GEARTE

ISSN 2357-9854 | e-ISSN 2596-3198 | Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

http://www.seer.ufrgs.br/gearte

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.