Errar – Partilhar - Aprender. O ensino transdisciplinar e holístico através de técnicas das Artes Visuais (experiências em quatro continentes)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.100762

Palavras-chave:

Viagem. Walking Pedagogies. Ensino formal e informal. Transdisciplinaridade. Arte Contemporânea.

Resumo

A Viagem como processo de partilha de conhecimento, revela-se, para as autoras, num método de encontro com o Outro. Uma forma de compreensão e de experimentação de práticas educativas, com a utilização de ferramentas inerentes às Artes Visuais (Arte Contemporânea). Neste artigo, são compartilhadas quatro práticas transdisciplinares realizadas em diferentes continentes (Europa – Portugal; Ásia – Hong Kong; América – Brasil; África – Nigéria), tendo como base, principalmente, as Walking Pedagogies e exercícios realizados participativamente e colaborativamente entre todos os participantes, tendo em conta o meio onde se encontram. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Saldanha, Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual — APECV, Viseu

Doutora em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Mestre em Artes Visuais e Licenciada em Design pela Universidade de Aveiro. Realizou dois pós-doutoramentos em Média Arte Digital como investigadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, no polo da Universidade Aberta, onde também lecionou. Doutoranda em Arte Contemporânea no Colégio das Artes, Universidade de Coimbra. Tem diversas formações acadêmicas na área da multimídia, cerâmica e produção artística contemporânea. Enquanto artista, expõe os seus trabalhos constantemente, em nível nacional e internacional. Normalmente trabalha em obras de teor ativista, de envolvimento comunitário e de reflexão crítica sobre a sociedade. Integra os coletivos: “C3” (grupo de ação e investigação em práticas artísticas interdisciplinares em Educação Artística), “1686” e “Ai ia” (pensamentos e ações artísticas). É vice-presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV) e membro do Conselho Europeu da International Society for Education through Art (InSEA).

Teresa Torres de Eça, Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual — APECV, Viseu

Artista Plástica e Professora de Artes Visuais. Doutora pela Universidade de Surrey Roehampton (UK). Presidente da International Society for Education Through Art – InSEA entre 2014 e 2019; Presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual – APECV desde 2008; Diretora do Centro de Formação de Professores Almada Negreiros (APECV); Artista Plástica e Professora de Artes Visuais na Escola Secundária Alves Martins. Colabora com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) – Universidade Aberta, Portugal.Tem coordenado projetos internacionais de Educação intercultural, Educação para o desenvolvimento sustentável, Educação para a Paz, e Artivismo, Membro do grupo de investigação através das artes: C3. Editou vários livros e escreveu vários artigos em revistas internacionais sobre educação artística. É coeditora das E-publicações IMAG (InSEA Emagazine) e revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes –Invisibilidades.

Referências

BARROS, Manoel de. Poesia completa. Lisboa: Relógio D’Água, 2016.

BRETON, André. Manifeste du Surréalisme. Paris: Gallimard, 1924.

CAMPOS, Álvaro. Antologia poética: poemas escolhidos. Lisboa: Bertrand, 2016.

CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

DEBORD, Guy. Introduction à une critique de la géographie urbaine. Les Lèvres Nues, Antuérpia, n. 6, 1955.

DEBORD, Guy. Théorie de la dérive. Les Lèvres Nues, Antuérpia, n. 9, 1956.

ECO, Umberto. Obra aberta. Lisboa: Relógio D’Água, 2016.

MOURÃO, Rui. Ensaio de artivismo. Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, 2014.

SALDANHA, Ângela; PARDIÑAS, Maria J.; EÇA, Teresa; TRIGO, Cristina. (Eds.). Risks and Opportunities for Visual Art Education. In: Europe. ed. 1, ISBN: 978-989-99073-2-4. Lisboa: APECV, 2015.

SMITH, Keri. The wander society. New York: Penguin Books, 2016.

Downloads

Publicado

2020-07-17

Como Citar

SALDANHA, Ângela; EÇA, T. T. de. Errar – Partilhar - Aprender. O ensino transdisciplinar e holístico através de técnicas das Artes Visuais (experiências em quatro continentes). Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.100762. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/100762. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Ensino das Artes Visuais e do Design: abordagens transdisciplinares