Da origem do marketing à sua orientação social: desde a perspectiva econômica à social. Aspectos de organização e comunicação
Palavras-chave:
Marketing. Enfoque. Economia. Marketing social. Comunicação.Resumo
Este artigo analisa os eventos históricos que propiciaram a aparição do marketing como técnica, sua aplicação, o posterior assentamento do conceito e a consolidação do marketing como disciplina. Desde esse momento se repassa a evolução que sofreu o conceito desde sua origem econômica até sua aplicação a qualquer tipo de organização e produto, até definir os parâmetros pelos quais se rege na atualidade. E é que as orientações do marketing foram evoluindo ao longo do século XX e o habitual é que as organizações se orientem ao mercado e, portanto, sua atividade se planeje desde o marketing. Não obstante, nos últimos anos às organizações se lhes apresenta uma exigência nova que vai além da satisfação do usuário: devem atuar côa concepção do denominado marketing social e, portanto, contribuir, além disso, ao bem-estar da sociedade em longo prazo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 José Sixto García

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.