A Experiência no Mundo Existencial, Segundo Dewey

Autores

  • Leoni Maria Padilha Henning Universidade Etadual de Londrina

Palavras-chave:

Existência, Experiência, Vida, Natureza, Educação

Resumo

Este estudo bibliográfico tem por objetivo explicitar a compreensão de Dewey sobre a existência enquanto instância natural onde ocorrem as experiências dos organismos ali encontrados em situação de transação permanente. A existência natural é o mundo da fragilidade, imprevisibilidade, contingências, devido ao conflito de forças opostas, cuja energia sustenta a conservação ou deterioração da vida, motivo do desmerecimento da experiência. Dentre os elementos que compõem a natureza no âmbito da vida se encontram os humanos que, por possuírem a capacidade de desenvolvimento do pensamento investigativo e reflexivo, e favorecidos pela sua natureza plástica, podem alçar ao patamar de aprimoramento na existência social, particularmente pela educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Etadual de Londrina

Leoni Maria Padilha Henning é docente de disciplinas filosóficas oferecidas pela área de Filosofia e Educação do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista, com Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Publicado

2019-10-04

Como Citar

Henning, L. M. P. (2019). A Experiência no Mundo Existencial, Segundo Dewey. Educação & Realidade, 44(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/91397

Edição

Seção

Artigos