A Hora das Crianças: infância, estética e política em Benjamin

Autores

Palavras-chave:

Reprodutibilidade Técnica, Política, Rádio, Infância, Esclarecimento

Resumo

Em seus escritos sobre modernidade, técnica e reprodutibilidade técnica Benjamin propõe uma visada teórica sobre a arte reprodutível que dialoga com as exigências da nova temporalidade. Se os modos de produção artística são ampliados pelos avanços tecnológicos redimensionando o seu campo de atuação para formas de expressão mais modernas como o rádio, por exemplo; há aqui uma nova relação experimental entre o público e a obra, além de uma nova função intermediadora. A preocupação com o uso da técnica para fins totalitários, entretanto, fez o autor formular a exigência de uma politização da arte. Essa politização está presente em seu trabalho radiofônico com crianças que se articula ao compromisso do uso do aparato para o esclarecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Oliveira Sanches, Universidade Estadual de Maringá - UEM - Maringá - PR

Eduardo Oliveira Sanches possui Licenciatura em Educação Física e em Pedagogia; Especialização em Educação Pela Arte pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá; Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP/Presidente Prudente), na linha de pesquisa desenvolvimento humano, diferença e valores, com período sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS 2015-2016) - Paris, França.

Estéfani Dutra Ramos, Atualmente cursa o doutorado em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP, em Presidente Prudente.

Estéfani Dutra Ramos possui Graduação e Licenciatura plena em Letras e Pedagogia. É Mestre em Educação, título obtido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente - UNESP. Atualmente cursa o doutorado em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP, em Presidente Prudente. 

Divino Jose da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP/Presidente Prudente)

Divino José da Silva possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desde 1998 é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP/Presidente Prudente). É professor de Filosofia da Educação no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação- Mestrado e Doutorado desta mesma Faculdade.

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Sanches, E. O., Ramos, E. D., & Silva, D. J. da. (2020). A Hora das Crianças: infância, estética e política em Benjamin. Educação & Realidade, 45(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/90280

Edição

Seção

Expressões de Arte e Subjetividades Contemporâneas