Avaliação e Gestão da Educação Infantil em Municípios Brasileiros

Sandra Zákia Sousa, Cláudia Oliveira Pimenta

Resumo


Estudos que elucidam como os temas avaliação e gestão da educação infantil vêm sendo tratados na literatura nacional evidenciam serem ainda escassas as pesquisas que analisem propostas direcionadas à avaliação deste segmento da educação básica e, tampouco, à interface entre esse tema e a gestão da etapa. O presente artigo tem o propósito de contribuir para enfrentar essa lacuna, ao divulgar resultados de investigações que mapearam avaliações voltadas à educação infantil, vigentes em redes municipais de educação do país. Com base nessas contribuições, exploram-se potencialidades e limites das iniciativas vigentes, que trazem pistas para apoiar a construção de avaliações potencialmente capazes de servir a um projeto educacional que dê materialidade ao direito à educação de qualidade às crianças pequenas.

Palavras-chave


Avaliação da Educação Infantil; Gestão Educacional; Avaliações Municipais



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