Oferta de Escolas de Educação Escolar Quilombola no Nordeste Brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação, Educação Quilombola, Quilombo, Desigualdade

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar panorama de implantação das Escolas de Educação Escolar Quilombola (EEEQ) na região Nordeste. Três aspectos foram analisados: (a) distribuição das EEEQ por estados da região Nordeste e por classe populacional; (b) identificação da relação entre comunidade quilombola certificada e oferta de EEEQ; (c) análise das matrículas nas EEEQ. Como já detectado em outros trabalhos, informações desencontradas e de baixa confiança produzidas pelo Estado dão continuidade às práticas que negligenciam informações importantes que nos levam à porta de entrada do racismo institucional que persiste na sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmilson Santos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina/PE

Edmilson Santos Santos é licenciado em Educação Física, mestre e doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Tatiana Ribeiro Velloso, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cruz das Almas/BA

Tatiana Ribeiro Veloso é graduada em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade e do mestrado Profissional em Educação do Campo e do Centro de Formação de Professores. Em agosto de 2015, assumiu a Pró-Reitoria de Extensão da UFRB.

Paulo Gabriel Soledade Nacif, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cruz das Almas/BA

Paulo Gabriel Soledade Nacif é professor associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e assessor da reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Participa do Observatório Nacional de Inclusão e Diversidade na Educação. É secretário de Educação do Município de Lauro de Freitas.

Givania Maria da Silva, Universidade de Brasília, Brasília/DF

Givânia Maria da Silva é educadora quilombola, graduada em Letras e especialista em Programação de Ensino e Desenvolvimento Local Sustentável. Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília e doutoranda do curso de Sociologia na mesma Universidade.

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Santos, E. S., Velloso, T. R., Nacif, P. G. S., & Silva, G. M. da. (2019). Oferta de Escolas de Educação Escolar Quilombola no Nordeste Brasileiro. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/81346

Edição

Seção

Artigos