Educação Profissional nos EUA: traços históricos, legais e curriculares

Autores

  • Deise Aparecida Peralta Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo/SP - Brasil
  • Ana Lucia Braz Dias Central Michigan University (CMU), Mount Pleasant/MI - Estados Unidos da América
  • Harryson Junio Lessa Gonçalves Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo/SP - Brasil

Palavras-chave:

Educação Profissional, Legislação, Currículo, EUA

Resumo

Este texto traça um panorama geral do sistema de ensino dos Estados Unidos, seguido de uma descrição de marcos históricos e das principais legislações que definem a educação profissional naquele país. Sem a pretensão de efetuar análises sistemáticas, o artigo se fundamenta na percepção que os seus autores construíram a partir de visitas, entrevistas, conversas, leitura de legislações e contato com a cultura estadunidense referente à formação para atuação profissional. A configuração de educação profissional, que se tem naquele país, ilustra a força motriz que os move. Há também um forte movimento para aprovar legislações que cobrem dos Estados avaliações em larga escala que monitorem o desempenho dos alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo/SP - Brasil

Deise Aparecida Peralta é pós-doutora em Ciências da Educação na área de Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho; doutora em Educação para a Ciência, mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e licenciada em Matemática pela UNESP. Atualmente é professora no Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira/UNESP e no Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (UNESP), atuando ainda como pesquisadora, orientadora e líder no Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC) da UNESP.

Ana Lucia Braz Dias, Central Michigan University (CMU), Mount Pleasant/MI - Estados Unidos da América

Ana Lucia Braz Dias é doutora em Educação Matemática pela Indiana University e graduada em Matemática pela UNB. Atualmente é professora no Departamento de Matemática da Central Michigan University, em Mount Pleasant, Michigan, EUA e credenciada como pesquisadora visitante no Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (UNESP).

Harryson Junio Lessa Gonçalves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo/SP - Brasil

Harryson Junio Lessa Gonçalves é pós-doutor em Educação Matemática pela UFMS, doutor em Educação Matemática pela PUC/São Paulo, mestre e pedagogo pela UNB. Atualmente é professor no Departamento de Biologia e Zootecnia da Faculdade de Engenharia e Ilha Solteira/UNESP e no Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (UNESP), atuando ainda como pesquisador, orientador e líder no Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC) da UNESP.

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Peralta, D. A., Dias, A. L. B., & Gonçalves, H. J. L. (2018). Educação Profissional nos EUA: traços históricos, legais e curriculares. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/66866

Edição

Seção

Artigos