O Internato Escolar: limites e paradoxos de uma instituição total

Autores

  • Michèle Guigue Université Lille 3, Lille – França
  • Audrey Boulin Université Paris-Est Créteil, Paris – França

Palavras-chave:

Internato Escolar. Profissionais da Escola. Normas. Personalização. Instituição Total.

Resumo

O internato escolar é uma modalidade de escolarização que oferece alojamento e refeições. Dentro desse tipo de estabelecimento escolar, o tempo se amplia ao englobar o que é normalmente separado: a sobrevivência, o trabalho e os lazeres. Essa característica faz com que Goffman o considere como uma instituição total. A extensão temporal dessa influência e a intensa vida coletiva que ela acarreta permitem o desenvolvimento de relações pessoais e emocionais fortes por um lado, e por outro, certas disposições e práticas ocultas que limitam a ascendência dessa instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michèle Guigue, Université Lille 3, Lille – França

Michèle Guigue é professora émérita da Université Charles de Gaulle - Lille 3 (França) e membro do Centre Interuniversitaire de Recherche en Éducation de Lille (CIREL). Trabalha, numa perspectiva etnográfica, sobre a vida social e o funcionamento institutional dos estabelecimentos secundários, as relações entre os diferentes membros da comunidade educativa, alunos, profissionais e pais de alunos.

Audrey Boulin, Université Paris-Est Créteil, Paris – França

Audrey Boulin é doutora em ciências da educação associada aos laboratórios Centre de Recherches sur les Liens Sociaux (CERLIS), Université Paris Descartes e Laboratoire Interdisciplinare de Recherche sur les Transformations des Pratiques Éducatives et de Pratiques Sociales (LIRTES), Université Paris-Est Créteil, França. No cruzamento da sociologia da escola e da sociologia da juventude, seus trabalhos de pesquisa visam, principalmente, a experiência adolescente nos estabelecimentos escolares, tais como os internatos.

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Guigue, M., & Boulin, A. (2016). O Internato Escolar: limites e paradoxos de uma instituição total. Educação & Realidade, 41(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61105

Edição

Seção

Tempo de Escola