O Movimento de Formação Docente no Ensino de Geometria nos Anos Iniciais

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Halana Garcez Borowsky Vaz

Resumo


Neste artigo, discorremos sobre a organização de um
grupo do qual participavam quatro professoras que planejaram, desenvolveram
e avaliaram uma proposta de ensino. Nosso intuito foi discutir sobre
a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, tendo
em vista os desafios de organizar uma Atividade Orientadora de Ensino
de Geometria. Para isso, pautamo-nos nos pressupostos da Teoria Histórico-
Cultural, e, especificamente da Teoria da Atividade (Leontiev, 1983;
1988) e da Atividade Orientadora de Ensino (Moura, 1996; 2010). Foi possível
evidenciar que o conhecimento matemático das docentes atuou como
norteador das ações e que o compartilhamento destas mostrou-se como
preponderante para que se constituíssem como formadoras.


Palavras-chave


Formação de Professores. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática. Ensino de Geometria.

Texto completo:

Acesso ao artigo


Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo