Educação e as Novas Concepções de Realidade, Interação e Conhecimento

Autores

  • Francisco Adaécio Dias Lopes Escola Estadual Profa Calpúrnia Caldas de Amorim Secretaria de Educação e Cultura do RN
  • Luiz Carlos Jafelice Departamento de Física Teórica e Experimental Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Realidade. Interação. Pós-modernidade. Educação Revisionista

Resumo

Neste artigo analisamos as colocações de pensadores como Nietzsche, Heidegger e Foucault, dentre outros, acerca da suposta superioridade epistemológica da modernidade, fruto do entendimento comum de que os modelos explicativos modernos manteriam uma conexão privilegiada com a realidade, tida como absoluta. Consideramos que os entendimentos propostos por estes pensadores modificam as concepções de interação e de conhecimento e que, portanto, isso deve ser considerado para uma concepção revisionista de educação. Nesse sentido, analisamos e contrapomosos questionamentos básicos da crítica à pós-modernidade, como passou a ser chamada a cena atual, e de forma sucinta indicamos caminhos metodológicos para uma prática educacional para esse contexto.

 

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Biografia do Autor

Francisco Adaécio Dias Lopes, Escola Estadual Profa Calpúrnia Caldas de Amorim Secretaria de Educação e Cultura do RN

Formação em Física e Mestrado em Ensino de Ciências.

Luiz Carlos Jafelice, Departamento de Física Teórica e Experimental Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Astrofísica pelo IAG/USP. Pós-doutorado no Instituto de
Astronomia (Cambridge, Inglaterra). Co-Fundador da Revista
Latino-Americana de Educação em Astronomia. Ex-Coordenador do Grupo de
Pesquisa “Ensino de Física e de Astronomia”. Membro da Comissão 46
(Educação) da União Astronômica Internacional.

Publicado

2013-09-06

Como Citar

Lopes, F. A. D., & Jafelice, L. C. (2013). Educação e as Novas Concepções de Realidade, Interação e Conhecimento. Educação & Realidade, 38(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/24863

Edição

Seção

Filosofar a Educação