Políticas Educativas, Intersetorialidade e Desenvolvimento Local

Autores

  • Flávia Temponi Góes Centro Universitário UNA
  • Lucília Regina de Souza Machado Centro Universitário UNA

Palavras-chave:

Política Educativa. Intersetorialidade. Desenvolvimento Local.

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre potencialidades das relações entre políticas educativas, ações intersetoriais e desenvolvimento local. Recorreu à pesquisa bibliográfica sobre princípios, fundamentos e pressupostosde propostas e programas socioeducacionais, que buscam realizar tais articulações. Concluiu que há, nos discursos dos autores consultados, argumentos fortes e auspiciosos quanto ao potencial de inovações sociais e educacionais nessas relações. Contudo, a realização de tais expectativas depende de condições e possibilidades não isentas de conflitos e contradições, pois pressupõem por em contraposição diferentes pontos de vista e estratégias sociais, nem sempre voltadas para o mesmo horizonte de transformações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Temponi Góes, Centro Universitário UNA

Possui Licenciatura plena em Educação Física pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE - MG (2000). Atuou como técnica de natação para deficientes visuais. Possui especialização em Fisiologia e Biomecânica do Movimento pela Universidade Veiga de Almeida (2002). Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Itáuna (2009), pesquisando "A Educação Física na proposta curricular de Contagem: ciclo, hierarquia e interdisciplinaridade". Possui Mestrado em "Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local" pelo Centro Universitário UNA (2010), pesquisando "Política Educativa Municipal e promoção do Desenvolvimento Local: o caso do Programa Educação Integral de Contagem". Vem atuando no Ensino Fundamental, Médio e no Ensino Superior no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (BH), desenvolvendo aividades de docência e na coordenação de projetos.

Lucília Regina de Souza Machado, Centro Universitário UNA

Doutora em Educação e coordenadora do mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una.

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Góes, F. T., & de Souza Machado, L. R. (2013). Políticas Educativas, Intersetorialidade e Desenvolvimento Local. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21891

Edição

Seção

Artigos