Educação Difusa e Relação Social

Autores

  • André Petitat Université de Lausanne

Palavras-chave:

Educação Difusa. Educação e Relações Sociais. Pesquisa em Sociologia da Educação.

Resumo

Os sociólogos, já há algum tempo, tomaram consciência do superinvestimento do qual a escola era o alvo, em detrimento da educação difusa em geral. Essa tomada de consciência traduziu-se por uma diversificação dos objetos de pesquisa. O artigo situa-se nessa perspectiva de ampliação do olhar sociológico sobre a educação. Ele parte do ponto de vista de que a educação deriva da inserção em relações – às vezes escolares, mas, a maior parte do tempo, não escolares – e que toda relação comporta uma tripla dimensão de transmissão, de aprendizagem e de socialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Petitat, Université de Lausanne

André Petitat é professor da Faculté des Sciences Sociales et Politiques da Université de Lausanne, Suiça. É pesquisador no campo da Sociologia, tendo a Sociologia histórica da educação como um de seus centros de interesse. Possui dezenas de publicações, entre as quais se encontra o livro Produção da Escola, Produção da Sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente, publicado pela Artes Médicas, em 1994.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-07-22

Como Citar

Petitat, A. (2011). Educação Difusa e Relação Social. Educação & Realidade, 36(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/20798

Edição

Seção

Pesquisar em Educação